Show simple item record

dc.contributor.authorMani, Eliane Morais de Jesus
dc.date.accessioned2021-10-21T11:35:52Z
dc.date.available2021-10-21T11:35:52Z
dc.date.issued2019-10-29
dc.identifier.citationMANI, Eliane Morais de Jesus. Altas habilidades/superdotação: conhecimento científico e informação midiática. 2019. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15031.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15031
dc.description.abstractIn Brazil, public policies for Special Education offer guarantees for identifying and serving students with high abilities/giftedness. However, there is a static situation of invisibility of these students in the educational scenario, due to the lack of knowledge on the subject, observed in the inexpressiveness of the minimum enrollment data for these students, in addition to the low scientific production in this field. Moreover, the media is an important communication vehicle to transmit, as well as to information, socially constructed knowledge, especially that which is based on scientific evidence, since the media has high relevance for the formation of opinion and the adoption of values, concepts and concepts that reflect and influence the citizen profese. In this study, the aim was to investigate and analyze the media representations of high abilities/giftedness in six vehicles, two on television and four in the written press, in the years 2008 to 2018. The specific objectives were: to verify the incidence of theses and dissertations that address the dissemination of high skills/giftedness in the media; and, identify and categorize the reports of the Brazilian communication vehicles signaled about high abilities/giftedness. For that, a documental and descriptive research was developed. The searched media were: television media – Rede Globo and Record TV; written media – newspapers: Estado de São Paulo (Estadão) and Folha de São Paulo – magazines: Veja and Isto é. The results brought a total of 143 reports, including written and televised publications, published over a period of 10 years, on the theme of high abilities/giftedness. The categories on the themes that stood out the most in these publications were identification and service. An important factor found was the presence of myths in the reports, especially referring to the idea of genius associated with high abilities/giftedness. Thus, it was possible to conclude that despite the advances in the legal sphere regarding the inclusive educational process in the country, the media vehicles have not contributed as expected with the dissemination of scientific knowledge in relation to the area of high abilities/giftedness, so that it is possible to break, mainly with the lack of knowledge, myths and inattention present in the social and educational context, arising from common sense.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectHigh skills/guiftnesseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectMediaeng
dc.titleAltas habilidades/superdotação: conhecimento científico e informação midiáticapor
dc.title.alternativeHigh skills/giftedness: scientific knowledge and media informationeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rangni, Rosemeire de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6399149504309769por
dc.description.resumoNo Brasil, as políticas públicas para Educação Especial oferecem garantias para identificação e atendimento aos estudantes com altas habilidades/superdotação. Todavia, há uma situação estática de invisibilidade desses alunos no cenário educacional, em razão da falta de conhecimento sobre a temática, observada na inexpressividade dos dados mínimos de matrículas desses estudantes, além da baixa produção científica neste campo. Ademais, a mídia se configura como um importante veículo comunicacional para transmitir, para além da informação, o conhecimento socialmente construído, em especial aquele que se baseia em evidências científicas, visto que a veiculação midiática possui alta relevância para a formação de opinião e adoção de valores, concepções e conceitos que refletem e influenciam o perfil cidadão. Neste estudo, teve-se como objetivo investigar e analisar as representações midiáticas sobre as altas habilidades/superdotação em seis veículos, dois televisivos e quatro de imprensa escrita, nos anos de 2008 a 2018. Já, os objetivos específicos foram: verificar a incidência de teses e dissertações que abordam a veiculação das altas habilidades/superdotação na mídia; e, identificar e categorizar as reportagens dos veículos de comunicação brasileiros sinalizados, sobre as altas habilidades/superdotação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo documental e descritiva. As mídias buscadas foram: mídias televisivas – Rede Globo e Record TV; mídias escritas – jornais: Estado de São Paulo (Estadão) e Folha de São Paulo – revistas: Veja e Isto é. Os resultados trouxeram um total de 143 reportagens, entre publicações escritas e televisionadas, publicadas em um período de 10 anos, sobre a temática das altas habilidades/superdotação. As categorias sobre os temas que mais se destacaram nessas publicações foram identificação e atendimento. Um fator importante encontrado, foi a presença de mitos nas reportagens, em especial remetendo a ideia de genialidade associada à altas habilidades/superdotação. Assim, foi possível concluir que apesar dos avanços no âmbito legal quanto ao processo educacional inclusivo no país, os veículos midiáticos não têm contribuído conforme esperado com a disseminação de conhecimentos científicos em relação à área de altas habilidades/superdotação, para que seja possível romper, principalmente com o desconhecimento, os mitos e a desatenção presentes no contexto social e educacional, advindos do senso comum.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3262109594164736por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil