Mostrar el registro sencillo del ítem
Conhecimento popular botânico: uma abordagem etnobotânica para o ensino de ciências
dc.contributor.author | Branco, Denilson Rodrigo Vieira | |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T11:27:55Z | |
dc.date.available | 2021-10-27T11:27:55Z | |
dc.date.issued | 2020-08-26 | |
dc.identifier.citation | BRANCO, Denilson Rodrigo Vieira. Conhecimento popular botânico: uma abordagem etnobotânica para o ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15051. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15051 | |
dc.description.abstract | Ethnobotany understood as a field of science that seeks to understand the relationship between man and plants has grown considerably in recent years, mainly, focusing on interconnection as a school environment. The progress of Science has allowed the discovery and advancement of scientific knowledge for different sectors of society. However, it is observed that the hegemonization of scientific knowledge resulted in the devaluation of popular knowledge, especially those related to the field of botany, causing the biological and cultural impoverishment of traditional knowledge. In this sense, in the school environment there was a gap between popular knowledge and scientific knowledge, generating a conflict with students, making this connection in the teaching-learning process impossible with what is learned in the classroom and what is experienced in their daily lives. With this, the present study aimed to evaluate the contributions of popular botanical knowledge in understanding the contents of botany present in Science Teaching. The study was carried out in a public full-time school in the city of São Carlos - SP. It is an intervention, carried out through a regency on botany, in which a semi-structured questionnaire was subsequently applied, addressing popular knowledge about the plants of the student and his family. It was found that the plants are inserted in the daily lives of most families, and can be found in the students' food, in medicinal and ornamental use. However, botanical blindness makes it impossible to recognize the relevance of plants, therefore, seeing them as absolutely necessary for our survival is a daily exercise. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Etnobotânica | por |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Ensino de botânica | por |
dc.subject | Conhecimento botânico | por |
dc.subject | Ethnobotany | eng |
dc.subject | Science Teaching | eng |
dc.subject | Botany Teaching | eng |
dc.subject | Botanical Knowledge | eng |
dc.title | Conhecimento popular botânico: uma abordagem etnobotânica para o ensino de ciências | por |
dc.title.alternative | Botanical folk knowledge: an ethnobotanical approach to science teaching | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Carnio, Michel Pisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0198207700485715 | por |
dc.description.resumo | A etnobotânica é compreendida como um campo da ciência que busca compreender as relações entre o homem e as plantas estão crescendo consideravelmente nos últimos anos, principalmente, tendo como foco a interligação com o ambiente escolar. O progresso da Ciência permitiu a descoberta e o avanço do conhecimento científico para os diversos setores da sociedade. Porém, observa-se que a hegemonização do conhecimento científico resultou na desvalorização dos conhecimentos populares, sobretudo, aqueles ligados ao campo da botânica, ocasionando o empobrecimento biológico e cultural do conhecimento tradicional. Nesse sentido, no ambiente escolar houve um distanciamento entre os conhecimentos populares e os conhecimentos científicos, gerando um conflito com os estudantes impossibilitando essa ligação no processo de ensino-aprendizagem com o que é aprendido em sala de aula e o vivenciado no seu cotidiano. Com isso, o presente estudo objetivou avaliar as contribuições do conhecimento popular botânico na compreensão dos conteúdos de botânica presente no Ensino de Ciências. O estudo foi realizado em uma escola pública de tempo integral do município de São Carlos – SP. Foi realizado uma intervenção, por meio de uma regência sobre a flora do Cerrado, e posteriormente foi aplicado um questionário semiestruturado abordando o conhecimento popular sobre as plantas do estudante e de seu familiar. Verificou-se que as plantas estão inseridas no cotidiano da maioria das famílias, podendo ser encontrada na alimentação dos estudantes, no uso medicinal e ornamental. No entanto, a cegueira botânica impossibilita reconhecer a relevância das plantas, portanto, enxergá-las como absolutamente necessárias para a nossa sobrevivência é um exercício diário. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0893011539944569 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL | por |