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dc.contributor.authorMoraes, Lucas Tomazella
dc.date.accessioned2021-10-28T15:10:05Z
dc.date.available2021-10-28T15:10:05Z
dc.date.issued2021-09-20
dc.identifier.citationMORAES, Lucas Tomazella. Enriquecimento ambiental: concepções, vivências e experiências dos biólogos em formação da UFSCar – São Carlos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15061.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15061
dc.description.abstractPromoting a better quality of life for animals in captivity is extremely important to ensure the success of species conservation in zoos and aquariums, in addition to promoting awareness of visitors to environmental conservation. In this sense, the biologist under education needs to know practices that favor animal welfare, in order to apply and propagate the appropriate environmental awareness involved, such as Environmental Enrichment. The present work sought to analyze the conceptions and experiences that biologists under education have in relation to Environmental Enrichment. From the application of an online questionnaire with 50 students, containing open and closed and in Likert scale format questions, it was possible to understand ideas about the relationship between Environmental Enrichment and undergraduate disciplines, about students' understanding of the concepts needed in practice and its use as a means of promoting Environmental Education. The results obtained pointed to a positive relationship between knowing Environmental Enrichment and the number of subjects attended. It was also evident the importance that students give to animal welfare and the need to promote it in captive environments, in addition to its recognition as an important means to promote Environmental Education. However, it is necessary to highlight the urge for further research with a larger sample of both undergraduate students, as of non-academic people, in order to achieve a greater understanding of how this subject is seen by population in general. Finally, the high stakes from this work permeate its use for other research involving concepts related to Environmental Enrichment or Environmental Education, as for an incentive for education and awareness regarding animal welfare and species conservation in formal and informal teaching environments, seeking to provide conditions for the construction of an environmentally critical citizen.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnriquecimento Ambientalpor
dc.subjectConservaçãopor
dc.subjectBem-estar animalpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEnvironmental Enrichmenteng
dc.subjectConservationeng
dc.subjectAnimal welfareeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.titleEnriquecimento ambiental: concepções, vivências e experiências dos biólogos em formação da UFSCar – São Carlospor
dc.title.alternativeEnvironmental enrichment: conceptions and experiences of biologists in formation at UFSCar – São Carloseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carnio, Michel Pisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0198207700485715por
dc.description.resumoA promoção de uma melhor qualidade de vida aos animais em cativeiro é extremamente importante para garantir o sucesso da conservação de espécies em Zoológicos e Aquários, além de favorecer a sensibilização e conscientização dos visitantes para a conservação ambiental. Nesse sentido, o biólogo em formação necessita conhecer práticas que favoreçam o bem-estar animal, como o Enriquecimento Ambiental, a fim de aplicar e propagar a conscientização ambiental. O presente trabalho buscou analisar as concepções, vivências e experiências que biólogos em formação possuem em relação ao Enriquecimento Ambiental. A partir da aplicação de um questionário online com 50 alunos, contendo questões abertas, fechadas e em formato de Escala Likert, foi possível elaborar compreensões sobre a relação entre o Enriquecimento Ambiental e disciplinas da graduação, o entendimento dos alunos sobre os conceitos envolvidos na prática e sua utilização como meio de promover a Educação Ambiental. Os resultados obtidos apontaram para uma relação positiva entre conhecer o Enriquecimento Ambiental e o número de disciplinas cursadas, também ficou evidente a importância que os alunos dão ao bem-estar animal e a necessidade de promovê-lo em ambientes de cativeiro, além de seu reconhecimento como um importante meio para promover a Educação Ambiental. Contudo, é necessário destacar a necessidade de outras pesquisas com maiores amostragem tanto de alunos da graduação, como de pessoas fora dela, com intuito de um maior entendimento de como este assunto é visto pela população no geral. Por fim, as possibilidades criadas a partir deste trabalho perpassam na utilização do mesmo para outras pesquisas que envolvam conceitos ligados ao Enriquecimento Ambiental ou Educação Ambiental, e no incentivo para educação e conscientização referente ao bem-estar animal e conservação de espécies em locais formais e informais de ensino, buscando proporcionar condições para construção do cidadão ambientalmente crítico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3500646385009038por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLpor


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