Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Santiago de
dc.date.accessioned2021-11-17T12:27:07Z
dc.date.available2021-11-17T12:27:07Z
dc.date.issued2021-08-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristiane Santiago de. A assembleia de classe como recurso didático para a construção da argumentação moral na educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15118.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15118
dc.description.abstractThis study arises from reflections on the educational phenomenon experienced in pedagogical practices about the difficulties that students have to debate, discuss and expose their opinions through arguments, since this competence is mandatory content of mother tongue classes, especially in the years end of Elementary School II (9th years) and High School. Therefore, this research studied, discussed and analyzed the effectiveness of the class assembly as a didactic resource in the teaching and learning processes, in the initial grades of Elementary School II (6th and 7th years). We are based on the Theory of Communicative Action from the perspective of Habermas' moral argument (2003, 2012) and on Paulo Freire's dialogic and emancipatory education (1967, 1996, 2013, 2019, 2020a,b,c). We used the qualitative approach in proposing four class assemblies with students between ten (10) and twelve (12) years old, having as mediator the researcher who also teaches classes in this class. The results showed that the assemblies are a powerful didactic resource for working with moral argumentation, as long as the mediation and the pedagogical intentionality proposed by the educator has as a specific objective the dialogical and argumentative resourcefulness in the community, in our case, the group of students. The contextualization and the collective decision to discuss a certain content, which has meaning and sense for the collectivity, is another strong assumption to reach the educational objectives with the emphasis on the argumentation that it becomes and to have a power of influence more connected with the reality and the educational process experienced and experienced in the assembly.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArgumentação moralpor
dc.subjectAssembleia de classepor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectMoral argumentationeng
dc.subjectClass assemblyeng
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectMediationeng
dc.titleA assembleia de classe como recurso didático para a construção da argumentação moral na educação básicapor
dc.title.alternativeThe class assembly as a didactic resource for the construction of moral argumentation in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Douglas Aparecido de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847352503840983por
dc.description.resumoEste estudo nasce das reflexões diante do fenômeno educacional vivenciado nas práticas pedagógicas acerca das dificuldades que os alunos apresentam para debater, discutir e expor suas opiniões por meio de argumentos, uma vez que essa competência é conteúdo obrigatório das aulas de língua materna, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II (9ºs anos) e Ensino Médio. Sendo assim, esta pesquisa discutiu, analisou e investigou a realização de assembleias de classe como um recurso didático significativo para o desenvolvimento da competência da argumentação numa perspectiva moral na Educação Básica. Nos baseamos na Teoria da Ação Comunicativa na perspectiva da argumentação moral de Habermas (2003, 2012) e na educação dialógica e emancipatória de Paulo Freire (1967, 1996, 2013, 2019, 2020a,b,c). Utilizamos a abordagem qualitativa na proposição de quatro assembleias de classe com alunos entre dez (10) e doze (12) anos tendo como mediadora a própria pesquisadora que também ministra aulas para esta turma. Os resultados mostraram que as assembleias são um recurso didático potente para o trabalho com a argumentação moral, desde que a mediação e a intencionalidade pedagógica proposta do/da educador/educadora tenha como objetivo específico a desenvoltura dialógica e argumentativa na coletividade, no nosso caso, o grupo de alunos. A contextualização e a decisão coletiva de discutir um determinado conteúdo, que tenha significado e sentido para a coletividade, é outro forte pressuposto para se alcançar os objetivos educacionais com a ênfase na argumentação que passa a ser e ter um poder de influência mais conectado com a realidade e com o processo educacional vivenciado e experienciado na assembleia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2435114283327252por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil