Show simple item record

dc.contributor.authorGalo, Bruna Cavalcante
dc.date.accessioned2021-11-25T21:52:06Z
dc.date.available2021-11-25T21:52:06Z
dc.date.issued2021-11-18
dc.identifier.citationGALO, Bruna Cavalcante. Técnica de demonstração matemática aplicada em análise da reta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15167.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15167
dc.description.abstractThis work aims to study the demonstration process carried out in the discipline of Mathematical Analysis of the Line. The theme was chosen based on the bibliographic analysis carried out in the Mathematical Analysis discipline present in the undergraduate course. From the analysis of the basic bibliography of the discipline, problems of understanding were found in the model of proof of theorems and resolution of the exercises. It discusses the construction of logical mathematical thinking, epistemological conceptions and the historicity of Logic and Mathematical Analysis, seeking to understand ways to create a model that would fill gaps in the understanding of the demonstrative process. We present a vertical model, via form, called Group of Demonstration Forms which, through a breakable structure, proposes a mode of demonstration aimed at Higher Education, aiming to establish a logical construction for solving demonstration problems while preserving the rigor of mathematical language. And finally, we present examples of application of the form and compare it with the methodology applied in university textbooks related to the subject.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de matemática da retapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectGrupo de formulários de demonstraçãopor
dc.subjectReal mathematics analysiseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectDemonstration forms groupeng
dc.titleTécnica de demonstração matemática aplicada em análise da retapor
dc.title.alternativeMathematical demonstration technique applied to real analysiseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Venezuela, Antonio Luís
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo estudar o processo de demonstração realizado na disciplina de Análise Matemática da Reta. A escolha do tema ocorreu a partir da análise bibliográfica realizada na disciplina de Análise Matemática presente no curso da graduação. A partir da análise da bibliografia básica da disciplina, encontrou-se problemas de compreensão no modelo de demonstração de teoremas e resolução dos exercícios. Discorre-se sobre a construção do pensamento lógico matemático, as concepções epistemológicas e a historicidade da Lógica e da Análise Matemática, buscando compreender maneiras que permitissem criar um modelo que suprisse as lacunas na compreensão do processo demonstrativo. Apresentamos um modelo verticalizado, via formulário, denominado Grupo de Formulários de Demonstração que através de uma estrutura quebrável propõe um modo de demonstração voltada ao Ensino Superior, visando estabelecer uma construção lógica para resolução dos problemas de demonstração preservando o rigor da linguagem matemática. E por fim, apresentamos exemplos de aplicação do formulário e comparamos com a metodologia aplicadas em livros universitários referentes a temática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2670120383917065por
dc.publisher.courseMatemática - ML-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil