dc.contributor.author | Gois, Nayara de Souza | |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T15:00:35Z | |
dc.date.available | 2021-11-26T15:00:35Z | |
dc.date.issued | 2021-10-28 | |
dc.identifier.citation | GOIS, Nayara de Souza. Comparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15178. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15178 | |
dc.description.abstract | The present research replicated studies in social behavior ((Lloyd, Eberhardt
& Drake, 1996; Pigott, Fantuzzo, Heggie & Clement, 1984), focusing more
specifically on assessing outcomes produced by different group contingencies. Group contingencies
are effective in modifying unwanted behaviors and increasing school performance. The aim of
the present study was to compare an independent and an interdependent group contingency on
the frequency of correctly answering math exercises. Twenty students, both genders, from
fourth grade of Elementary School (Cycle 1), from a public school, in a city in the interior of
São Paulo, participated in the study. Participants were divided into five groups and
each group member performed math exercises with 60 addition and subtraction operations (all
exercises were numerical) over a period of ten minutes per session. Reverse designs (ABCA) were
used for three groups (Groups 1, 2 and 3), and (ACBA) for the other two groups (Groups 4 and 5).
The A condition served as a baseline and no reinforcers were offered. ln B condition,
reinforcers were provided by individual performance, required in the group activity. ln
condition C reinforcers were provided based on the average performance of the group activity. The
results of the present study show that averages of the frequency of correct answers for conditions
B and C were higher than for conditions A. However, the participants did not have differences
related to means and standard error between conditions B and C. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contingências de grupo interdependente | por |
dc.subject | Fatos aditivos | por |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | por |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental 1 | por |
dc.subject | Independent group contingencies | eng |
dc.subject | Additive facts | eng |
dc.subject | Cooperative learning | eng |
dc.subject | Elementary school students | eng |
dc.title | Comparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemática | por |
dc.title.alternative | Comparing the effects of independent and interdependent group contingencies on math performance | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carmo, João dos Santos do | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1263046410329694 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Brino, Rachel | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0235133592567485 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa replicou estudos na área de comportamento social focando, mais
especificamente, em analisar resultados produzidos por diferentes contingências de grupo.
As contingências de grupo são eficazes para estabelecer comportamentos, podendo ser
utilizadas em contexto escolar. O objetivo do presente estudo foi comparar a contingência de grupo
independente com a interdependente quanto à frequência de responder corretamente a exercícios
de matemática. Participaram do estudo 20 estudantes, de ambos os sexos, do quarto ano do
Ensino Fundamental (Ciclo I), de uma turma de escola pública, em uma cidade do interior
paulista. Os participantes foram divididos em cinco grupos e cada membro dos grupos
realizou exercícios de matemática com 60 operações de adição e subtração (todos exercícios
numéricos) em um período de dez minutos por sessão. Foram utilizados os delineamentos
reversos ABCA para três grupos (Grupos 1, 2 e 3) e ACBA para os outros dois grupos (Grupo 4 e 5).
Os membros realizaram a atividade em grupo, indepentemente da condição em vigor. A condição A
serviu como linha de base, em que não eram oferecidos reforçadores. Na condição B
reforçadores foram fornecidos contingentes à performance individual requerida na
atividade. Na condição C reforçadores foram fornecidos com base na média da performance
entre os membros do grupo. Os resultados do presente estudo mostram que as médias da
frequência de acerto dos participantes nas condições B e C foram maiores do que nas condições A.
Porém, não houve diferenças significativas considerando as médias e o erro padrão entre
as condições B e C. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - PIPGCF | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.168937/2018-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1076603068790212 | por |