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dc.contributor.authorAndrade, Alice Bispo Fernandes de
dc.date.accessioned2021-12-02T17:24:51Z
dc.date.available2021-12-02T17:24:51Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.identifier.citationANDRADE, Alice Bispo Fernandes de. In memoriam da liberdade: história comum de jovens negros em cumprimento de medidas socioeducativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15245.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15245
dc.description.abstractIn this study, racism is considered an important element of discrimination and racialization of young male bodies, pointing their life experience to marginalization and the criminal stigma. Based on the socio-educative measures formulation and the racial studies, this research aimed to comprehend and analyze how race and masculinity impact young-black-boys under socio-educative measures. For that, the research methodology was Oral History. Four young-black-boys participated in the investigation and co-production of the data. The boys are self-declared black or brown (mixed race) and male gender, and one being under socio-educative measures without freedom restraint and three egresses. Four interviews were conducted, one with each young person, intermediated by a script, with triggering questions that helped to capture the young person’s story. The interviews were transcribed and turned into narratives, which were analyzed using the content analysis technique. After deepening the interviews, three categories were chosen, described and analyzed in this study: I. Take the vision that minor will speak: what is it like to be a black young?; II. All positivity rowing against the tide: Socio-educative Measures Program (PMSE) without freedom restraint and family as support; III. Always with their feet on the floor, progress will come: young’s dreams and self-places. According to the results, it is possible to comprehend race and black masculinity as markers in the world experience of young people as well as in the judgment of socio-educative measures. Despite many violations, PMSE and family emerge as support and space to increase social participation. In addition, the research pointed out the importance of facilitating spaces and mechanisms for young people to tell their own history. It is considered that this research contributes to academic studies about black-young-males who have been in conflict with the law at any point in their lives, based on the critical perspective that touches ethinic racial and masculinity issues from the point of view of young young boys.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectMedidas socioeducativaspor
dc.subjectNegropor
dc.subjectMasculinidadepor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectSocio-educative measureseng
dc.subjectBlack maneng
dc.subjectMasculinityeng
dc.titleIn memoriam da liberdade: história comum de jovens negros em cumprimento de medidas socioeducativaspor
dc.title.alternativeIn memoriam of freedom: histories of black young males under socio-educative measureseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cid, Maria Fernanda Barboza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595043315867424por
dc.contributor.advisor-co1Ambrosio, Letícia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433188990022599por
dc.description.resumoCompreende-se, neste estudo, o racismo como importante elemento de discriminação e racialização dos corpos jovens e masculinos, tornando assim, a experiência de vida direcionada à marginalização e estigmatização criminal. Partindo das possíveis relações entre a formulação das medidas socioeducativas e os estudos raciais, esse trabalho teve como objetivo compreender e analisar como as questões em torno da raça e da masculinidade atravessam a história de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Para isso, o estudo adotou a metodologia da história oral e contou com a participação e coprodução de quatro jovens que se auto identificam com o gênero masculino e se autodeclaram como pretos ou pardos, sendo que um estava em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e três já egressos. Foram realizados quatro encontros, um com cada jovem, intermediado por um roteiro de perguntas disparadoras que auxiliaram na captação da trajetória dos jovens. As entrevistas foram transcritas e posteriormente transcriadas em narrativas/histórias, as quais foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Após o estudo e aprofundamento das entrevistas, chegou-se a três temáticas que foram descritas e analisadas, a saber: I. Pega a visão que o menor vai fala: Como é ser um menino negro?; II. Toda positividade remando contra a maré: Programa de Medidas Socioeducativas em meio aberto (PMSE) e família como rede de suporte e apoio ; III. Sempre com os pés no chão, progresso vai chegar: sonhos e o lugar de si. A partir dos resultados é possível compreender a raça e a masculinidade negra como marcadores nas experiências de mundo dos meninos bem como no julgamento das medidas socioeducativas. E diante tantas violações do corpo joven negro no mundo, o PMSE e a família surgem nas narrativas como pontos de suporte, apoio e participação social. Além disso a pesquisa aponta para a importância da viabilização de espaços e mecanismos para que os jovens negros possam contar suas próprias histórias. Acredita-se assim, que a partir de novas versões de histórias sobre jovens negros que estiveram em conflito com a lei em algum momento de sua trajetória, o presente estudo pode contribuir para a produção acadêmica na área das medidas socioeducativas, de forma a garantir uma perspectiva crítica no que tange às questões étnico-raciais e a masculinidade a partir do discurso dos próprios jovens.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.description.sponsorshipId2020/09441-3por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6556532004144597por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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