Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Fernanda
dc.date.accessioned2021-12-03T22:31:45Z
dc.date.available2021-12-03T22:31:45Z
dc.date.issued2021-11-08
dc.identifier.citationFERREIRA, Fernanda. Brincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15270
dc.description.abstractThe present work has as general objective to present the separation of childhood as an important instrument in the promotion of school practices that address the child-nature relationship in early childhood education. The concept of desemparedamento refers to the term coined by Léa Tiriba and can be defined initially as a proposal to carry out school experiences in external spaces, outside the classroom. In this sense, documents and publications of the Ministry of Education were analyzed to understand the relevance of external spaces in promoting the integral development of children. The methodology used was that of bibliographic research, in which publications on the topic were surveyed between 2010 and 2020. It was also found that practices and pedagogical planning also need to be taken into account, and not just the available space. Thus, the qualitative research makes it possible to recognize the importance of children's contact with nature, highlighting their rights and respecting their wisheseng
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo general presentar el “desemparedamento” de la infancia como un instrumento importante en la promoción de prácticas escolares que abordan la relación niño-naturaleza en la educación infantil. El concepto de “desemparedamento” hace referencia al término creado por Léa Tiriba y puede definirse inicialmente como una propuesta para llevar a cabo experiencias escolares en espacios externos, fuera del aula. En este sentido, se analizaron documentos y publicaciones del Ministerio de Educación para comprender la relevancia de los espacios externos en la promoción del desarrollo integral de la niñez. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica, en la cual se realizó un levantamiento de publicaciones sobre el tema entre los años 2010 y 2020. Además de esto, se encontró que también se deben tener en cuenta las prácticas y el planeamiento pedagógico, y no solo el espacio disponible. Por fin, la investigación permite reconocer la importancia del contacto de los niños con la naturaleza, destacando su derecho y respetando sus deseos.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesemparedamentopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectInfanciaspa
dc.subjectEducación infantilspa
dc.titleBrincar e aprender com e na natureza: a perspectiva do desemparedamento da infância na Educação Infantilpor
dc.title.alternativePlaying and lerning with and nature: the perspective of desemparedamento childhood in early childhood educationeng
dc.title.alternativeJugar y aprender con y en la naturaleza: la perspectiva de desemparedamento de la infancia en la educación de la primera infanciaspa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.contributor.advisor-co1Camargo, Andreia Regina de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936098182171676por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral apresentar o desemparedamento da infância como um importante instrumento na promoção de práticas escolares que abordam a relação criança-natureza na educação infantil. O conceito de desemparedamento se refere ao termo cunhado por Léa Tiriba e pode ser definido inicialmente como uma proposta de realizar vivências escolares nos espaços externos, fora da sala de aula. Nesse sentido, foram analisados documentos e publicações do Ministério da Educação para compreender a relevância dos espaços externos na promoção do desenvolvimento integral da criança. A metodologia empregada foi a da pesquisa bibliográfica, na qual foi realizado o levantamento das publicações referentes ao tema entre os anos de 2010 e 2020. Verificou-se, ainda, que que as práticas e o planejamento pedagógico também precisam ser levados em consideração, e não somente o espaço disponível. Com isso, a pesquisa de cunho qualitativo possibilita reconhecer a importância do contato das crianças com a natureza, evidenciando seu direito e respeitando suas vontades.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5103399776594037por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil