Show simple item record

dc.contributor.authorZacharias, Leandro Neves
dc.date.accessioned2021-12-06T10:50:03Z
dc.date.available2021-12-06T10:50:03Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.identifier.citationZACHARIAS, Leandro Neves. Indicadores de acessibilidade para o planejamento do transporte público em cidades paulistas de médio porte. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15275.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15275
dc.description.abstractAccessibility studies have gained relevance in urban planning as they relate land use with transport systems, especially transit. However, these studies focus on metropolitan regions and large cities due to government preferences and data availability. Even with the relevance of medium-sized cities in the urban network, there are knowledge gaps about accessibility in urban profile. The work aims to evaluate transit accessibility in medium-sized cities. The cities of Araraquara, Bauru, Catanduva, Limeira and São Carlos were chosen based on their population level and the transit data avaliability. Two accessibility indicators were used. The location-based accessibility indicators assessed the percentage of opportunities reached in a 30-minute transit trip. The infrastructure-based accessibility measured the percentage of opportunities close to boarding points. Both indicators revealed a pattern that accessibility in medium-sized cities reaches high values for a large part of the urban area. However, there are peripheric regions where accessibility is drastically lower, showing an inequality of access to opportunities. These inequalities are due to transit network organization and the opportunities concentration in central regions. Still, the effect of the territorial dimension and the lesser details of the data can interfere in the indicator results. The study established the need to assess accessibility in medium-sized cities, so that the continuity of the research is very important to consolidate the indicators well suited to the reality of this very important city profile in urban network.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectIndicadorespor
dc.subjectCidades de médio portepor
dc.subjectPlanejamento de transportespor
dc.subjectTransporte públicopor
dc.subjectUso do solopor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectIndicatorseng
dc.subjectMedium-sized citieseng
dc.subjectTransport planningeng
dc.subjectTransiteng
dc.subjectLand-useeng
dc.titleIndicadores de acessibilidade para o planejamento do transporte público em cidades paulistas de médio portepor
dc.title.alternativeAccessibility indicators for public transport planning in medium-­sized cities in Sao Paulo stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Rochele Amorim
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7245761274405860por
dc.description.resumoEstudos de acessibilidade vêm ganhando relevância no planejamento urbano por relacionar o uso e a ocupação do solo com sistemas de transportes, em especial, o modo coletivo. Entretanto, estes estudos focam em regiões metropolitanas e grandes cidades por preferências governamentais e pela disponibilidade de dados. Mesmo com a relevância das cidades de médio porte na rede urbana nacional, há um desconhecimento sobre a acessibilidade neste perfil de cidade. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a acessibilidade urbana conferida pelo transporte público em cidades de médio porte. As cidades de Araraquara, Bauru, Catanduva, Limeira e São Carlos foram selecionadas pelo patamar populacional e pela disponibilidade de dados do transporte público. Dois indicadores de acessibilidade foram utilizados. Os indicadores de acessibilidade baseado na localização avaliou o percentual de oportunidades atingidas em uma viagem de 30 minutos de transporte público. O indicador de acessibilidade baseada na infraestrutura avaliou o percentual de oportunidades próximo aos pontos de embarque. Ambos os indicadores revelaram que as cidades médias possuem um padrão de elevada acessibilidade. Entretanto, há locais na periferia urbana onde a acessibilidade é drasticamente menor, evidenciando uma importante desigualdade de acesso a oportunidades. Essa desigualdade está relacionada à forma de organização e operação do transporte coletivo e pela concentração de oportunidades nas áreas centrais. Ainda, o efeito da dimensão territorial e o menor detalhamento dos dados pode interferir no resultado dos indicadores. O estudo estabeleceu a necessidade de avaliar a acessibilidade de cidades de médio porte, de modo que a continuidade da pesquisa e se mostra muito importante para consolidar ferramentas adequadas à realidade deste perfil de cidade tão importante na rede urbana nacional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANOpor
dc.description.sponsorshipIdCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Número do Processo: 88882.426639/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2214593474033636por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil