Show simple item record

dc.contributor.authorTrevisano, Milena Paveloski
dc.date.accessioned2021-12-06T11:28:18Z
dc.date.available2021-12-06T11:28:18Z
dc.date.issued2021-11-24
dc.identifier.citationTREVISANO, Milena Paveloski. Como a escola constrói a corporeidade e os papéis de gênero com crianças do ensino fundamental?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15279.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15279
dc.description.abstractThis monograph is the result of a research with qualitative approach and bibliographic character, associated with a field study, which sought to understand how the school environment has influenced the corporeality and constructions gender of children, analyzing the conceptualization of the terms gender and corporeality and educational policies on the subject. It was verified that the school has influenced the construction of roles, of gender relations, and corporealities in order to preserve hegemonic ideals of what it is understood about what it is to be a man and what it is to be a woman, acting in the conditioning of children's bodies from an early age for them to behave the way it is expected in terms of certain social models, repressing and excluding those who do not fit the standards. It was also verified the importance of school in the construction of gender roles by the students and in their ways of expression through corporeity, having responsibility in the deconstruction of gender prejudices, inequalities and stereotypes.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorporealitypor
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectGender and educationpor
dc.subjectGênero e educaçãopor
dc.subjectFirst years of elementary schoolpor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleComo a escola constrói a corporeidade e os papéis de gênero com crianças do ensino fundamental?por
dc.title.alternativeHow does the school build corporeality and gender roles with elementary school children?por
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoA presente monografia é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, associada a um estudo de campo, que buscou compreender de que forma o ambiente escolar tem influenciado a corporeidade e as construções de gênero das crianças, analisando a conceituação dos termos gênero e corporeidade e as políticas educacionais acerca da temática. Foi verificado que a instituição escolar tem influenciado a construção dos papéis, das relações de gênero e de corporeidades no sentido de conservação de ideais hegemônicos do que se entende sobre o que é ser homem e o que é ser mulher, agindo no condicionamento de corpos das crianças desde muito cedo para que se portem da forma que se espera em termos de certos modelos sociais, reprimindo e excluindo as que não se enquadram nesses padrões. Verificou-se também a importância da escola na construção dos papéis de gênero pelos(as) estudantes e em suas formas de expressão pela corporeidade, tendo responsabilidade na desconstrução de preconceitos, desigualdades e estereótipos de gênero.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9323756260344293por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil