Show simple item record

dc.contributor.authorOkada, Camila Yukari
dc.date.accessioned2021-12-06T17:10:26Z
dc.date.available2021-12-06T17:10:26Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.identifier.citationOKADA, Camila Yukari. Retornos e alternativas de entrega de última milha: um estudo sobre produtos financeiros tangíveis no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15282.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15282
dc.description.abstractThe increasing number of last mile delivery due to the growth of electronic commerce involved several challenges and, consequently, the increase in home delivery failures generating parcel returns. The objective of this article is to study the main causes of returns and alternatives presented in the literature that best suits the case of tangible financial products of a banking company in Brazil to all involved parts of the operation, the emission company, the intermediate operator, and the end customer. Tangible financial products such as credit and debit cards are characterized by their small size and the high rate of missed deliveries. As case study, it was confronted the perception of three groups related with the process: the clients, the intermediate operators, and the issuing company. Based on the literature review, several factors may be related to home deliveries failures for this type of product, such as lack of security, urban infrastructure challenges, and operational failures. With the alternatives identified, all the parties involved to the financial product last mile delivery will be then confronted regarding the feasibility of the alternatives for delivering. The obtained results showed that the alternative that best suits the case is Pick-Up Point that attend the main factors elected, the security, the product’s state of conservation, and the delivery time. To conclude, a group of members from the issuing company considered the proposed alternative was suitable, with modifications, according to the company’s realityeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEntrega em domicíliopor
dc.subjectFalha de entregapor
dc.subjectLogística de cartõespor
dc.subjectHome deliveryeng
dc.subjectFailed deliveryeng
dc.subjectLogistics of bank cardseng
dc.titleRetornos e alternativas de entrega de última milha: um estudo sobre produtos financeiros tangíveis no Brasilpor
dc.title.alternativeLast mile delivery returns and alternatives: a case study of financial goods in Brazileng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, João Eduardo Azevedo Ramos da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3823047207711289por
dc.description.resumoO aumento das entregas de última milha, devido ao crescimento do comércio eletrônico, trouxe diversos desafios e, consequentemente, o aumento do número de falhas na entrega em domicílio, gerando o retorno das remessas. O objetivo deste artigo é estudar as principais causas de retorno e as alternativas presentes na literatura que melhor se adequem para o caso de produtos financeiros tangíveis, como cartões bancários, que são itens de pequeno porte e que requerem segurança. Sob a forma de um estudo de caso, são confrontadas as visões das partes envolvidas na operação de uma empresa bancária brasileira: a empresa emissora, os operadores intermediários e os consumidores finais. Vários aspectos podem estar atrelados às falhas de entrega em domicílio para este tipo de produto, como segurança, infraestrutura urbana e complexidade operacional. Com as alternativas identificadas a partir da literatura, as percepções das partes envolvidas são acareadas em relação aos fatores de maior importância para uma alternativa de entrega. Com os resultados obtidos, foi selecionada a alternativa de Pick-Up Point que atende aos fatores avaliados, como a segurança, o estado de conservação do produto e o tempo de entrega. Por fim, o grupo de gestores da empresa emissora considerou a alternativa viável à realidade da empresa, com adaptações, após a apresentação da proposta.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3823047207711289por
dc.publisher.courseEngenharia de Produção - EP-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil