Show simple item record

dc.contributor.authorGinna, Bárbara
dc.date.accessioned2021-12-08T12:40:50Z
dc.date.available2021-12-08T12:40:50Z
dc.date.issued2015-07-02
dc.identifier.citationGINNA, Bárbara. A desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15308
dc.description.abstractThe object of this study is the devaluation of the child's body at school. The study aimed to investigate the historical reasons for the repression of movement in school education, the reasons why domestication practices are accepted by education professionals as being effective and the consequences of the oppression of the body in the formation of the child as a subject. The text is divided into three chapters. Chapter I consists of a historical survey, from the perspective of Michel Foucault, on the issue of repression of bodies, aiming to understand how it happened historically and what is its connection and possible articulation with the education of subjects at school. The second chapter presents the methodological paths followed in the work, which were the bibliographical survey, observation in the context of a supervised internship in Early Childhood Education, data collection and field diary records, in addition to describing the situation of the internship performed, the researched context and its subjects. Chapter III contains data analysis, which consists of efforts to intertwine field data with the theoretical foundation and with the experiences lived by the author in practice.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpopor
dc.subjectBodypor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleA desvalorização do corpo na infância: análise de uma experiência no estágio supervisionado em educação infantilpor
dc.title.alternativeThe devaluation of the body in childhood: analysis of an experience in supervised internship in early childhood educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoO objeto do presente estudo é a desvalorização do corpo da criança na escola. O trabalho objetivou investigar as razões históricas para a repressão do movimento na educação escolar, as razões pelas quais práticas de domesticação sejam aceitas por profissionais da educação como sendo eficazes e as consequências da opressão do corpo na formação da criança enquanto sujeito. O texto se divide em três capítulos. O capítulo I consiste em um levantamento histórico, a partir da perspectiva de Michel Foucault, sobre a questão da repressão dos corpos, objetivando compreender como ela se deu historicamente e qual é a sua ligação e possível articulação com a educação dos sujeitos na escola. O segundo capítulo apresenta os caminhos metodológicos percorridos no trabalho, que foram o levantamento bibliográfico, a observação no contexto de um estágio supervisionado em Educação Infantil, a coleta de dados e os registros em diário de campo, além de descrever a situação do estágio realizado, o contexto pesquisado e seus sujeitos. Do Capítulo III consta a análise de dados, que consiste nos esforços de entrelaçar os dados de campo com a fundamentação teórica e com as experiências vividas pela autora na prática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8950324562955939por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil