dc.contributor.author | Gomes, Ariane Rico | |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T12:58:53Z | |
dc.date.available | 2021-12-09T12:58:53Z | |
dc.date.issued | 2021-08-31 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Ariane Rico. Análise sobre a atuação de profissionais da psicologia com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em unidades de internação. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15318. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15318 | |
dc.description.abstract | Since the creation of SINASE, psychologists have been designated as part of the minimum
team in the care of adolescents in compliance of socio-educational measures. Thus, an
increase was expected, both in the number of professionals working in this segment and in
the scientific productions in the area, which underlie the performance. Based on these
considerations, this research was divided into two studies. In Study 1, a Systematic Literature
Review (SLR) was carried out in order to analyze Brazilian scientific production in the field
of psychology, with respect to the theme of socio-education, since the creation of SINASE
(2006) to the year 2020. Twenty-six studies were found, the majority being cross-sectional
exploratory, mostly developed in the Southeast and South regions, and focusing on
adolescents in inpatient units. The lack of studies on scientifically validated interventions and
longitudinal studies was highlighted. In addition, the need for investment in psychological
science in other regions of the country was evidenced, considering that the criminal
trajectories can vary according to the context in which the adolescent is inserted. In Study 2,
we sought to characterize the profile of psychology professionals working in internment units
in the state of São Paulo, as well as to verify the knowledge of these professionals about the
guidelines that support their practices, and their perception of their own performance. For
this purpose, a self-administered questionnaire was built, administered via Google Forms,
consisting of 4 sections, namely: 1) sociodemographic data (such as gender, age, income,
length of experience), 2) higher education (type of university time of training, postgraduation), 3) Theoretical and practical knowledge of the guidelines to professional practice
(SINASE, 2006; 2012 and CFP, 2010) and 4) perception of their own professional
performance. The questionnaire underwent content validation, with 51 items referring to the
last two sections. The instrument was answered by 93 psychology professionals working in
internment units in the state of São Paulo. Most of the sample consisted by women, with an
average age of 43.3 years, graduated in private universities and hired through public
examination. Participants obtained high scores, both in knowledge about the guidelines for
action and in their perception of the work performed. The need for studies in different regions
of the country is discussed, as well as the importance of the topic of socio-education in
psychology training. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Socioeducação | por |
dc.subject | Internação | por |
dc.title | Análise sobre a atuação de profissionais da psicologia com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em unidades de internação | por |
dc.title.alternative | Analysis about performance of psychology professionals with adolescents in cumpliance with socio-educational measures in internation units | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pessoa, Alex Sandro Gomes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4333565964821090 | por |
dc.description.resumo | Desde a criação do SINASE, os profissionais da psicologia foram designados como parte da
equipe mínima no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas
socioeducativas. Assim, era esperado um aumento, tanto no número de profissionais atuantes
nesse segmento quanto nas produções científicas da área, que fundamentam a atuação. Com
base nestas considerações, esta pesquisa foi dividida em dois estudos. No estudo 1 foi
realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de analisar as
produções científicas brasileiras na área da psicologia, com respeito à temática da
socioeducação, desde a criação do SINASE (2006) até o ano de 2020. Foram encontrados 26
estudos, sendo a maioria transversais-exploratórios, majoritariamente desenvolvidos nas
regiões Sudeste e Sul e com foco nos adolescentes em unidades de internação. Destacou-se
a falta de estudos acerca de intervenções validadas cientificamente e estudos longitudinais.
Além disso, ficou evidenciada a necessidade de investimento da ciência psicológica em
outras regiões do país, tendo em vista que as trajetórias infracionais podem variar de acordo
com o contexto em que o adolescente está inserido. Já no Estudo 2 buscou-se caracterizar o
perfil dos profissionais da psicologia atuantes em unidades de internação no estado de São
Paulo, bem como verificar o conhecimento desses profissionais acerca das diretrizes que
embasam suas práticas e a percepção destes sobre a própria atuação. Para tanto, foi construído
um questionário autoaplicável, ministrado via Google Forms, constituído por 4 seções, a
saber: 1) dados sociodemográficos (como gênero, idade, renda, tempo de atuação), 2)
formação superior (tipo de IES, tempo de formação, pós-graduação), 3) Conhecimento
teórico e prático das diretrizes de atuação (SINASE, 2006; 2012 e CFP, 2010) e 4) percepção
sobre a própria atuação profissional. O questionário passou por validação de conteúdo, sendo
mantidos 51 itens referentes às duas últimas seções. Responderam ao instrumento 93
profissionais da psicologia atuantes em unidades de internação no estado de São Paulo. A
maior parte da amostra foi constituída por mulheres, com idade média de 43,3 anos, formadas
em IES privadas e contratadas via concurso público. Os participantes obtiveram altos escores,
tanto no conhecimento acerca das diretrizes para a atuação quanto na percepção sobre o
trabalho realizado. Não foram encontradas diferenças significativamente estatísticas quando
analisados os sociodemográficos conjuntamente com os itens que verificavam os níveis de
conhecimento sobre os documentos oficiais e percepção da qualidade do trabalho
desenvolvido na instituição. Estes achados podem indicar que o ingresso por meio de
concursos públicos, a busca pela qualificação profissional e salários mais atrativos para a
carreira na socioeducação (quando comparado a outros contextos de atuação da categoria)
podem ser condições que favorecem a constituição de equipes de profissionais de psicologia
com mais embasamento teórico e com percepções mais positivas em relação ao trabalho que
desempenham. Complementarmente, discute-se, nesta dissertação, limitações identificadas
no processo investigativo, bem como aponta-se para estudos futuros que podem ser
realizados no escopo desta temática. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887645257/2021-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5508877355124819 | por |