Show simple item record

dc.contributor.authorFazenaro, Bruna Basso
dc.date.accessioned2021-12-14T10:25:26Z
dc.date.available2021-12-14T10:25:26Z
dc.date.issued2021-10-25
dc.identifier.citationFAZENARO, Bruna Basso. Perspectiva de alunos e educadores sobre animais de interesse médico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15348.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15348
dc.description.abstractAnimals of medical interest are a public health problem that exist for a long period. The scholarship environment becomes an important factor for the ethical construction of the individual, through awareness of the information, and prevention of how to act in the face of an accident with those animals. The lack of knowledge or misinterpretation about these animals and the presence of myths and legends reveal that this theme deserves greater attention within schools. The main objective of this study is to carry out a critical analysis of the perspective, care, and understanding of science/biology teachers and 9th-grade students, on the issue related to accidents with animals of medical interest. This research was carried out from the qualitative analysis. The collection instrument was the questionnaires, that were made to verify the knowledge about animals of medical interest in the school, allowing the free expression of the respondents in closed and open questions. We concluded that students and teachers were able to relate animals and their dangers, and would have positive attitudes in the face of an accident. This work enables future research related to animals of medical interest, both in terms of teaching and teacher training.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimais de interesse médicopor
dc.subjectPericulosidadepor
dc.subjectEnsino de ciências e biologiapor
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectAnimals of medical interesteng
dc.subjectDangerousnesseng
dc.subjectTeaching science and biologyeng
dc.subjectTeachers and studentseng
dc.titlePerspectiva de alunos e educadores sobre animais de interesse médicopor
dc.title.alternativePerspective of students and educators on animals of medical interesteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carnio, Michel Pisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0198207700485715por
dc.description.resumoAnimais de interesse médico são um problema de saúde pública que perdura por muito tempo, e o ambiente escolar se torna um fator importante para a construção ética do sujeito, por meio da sensibilização, conscientização, da informação e prevenção de como agir frente a um acidente com esses animais. O desconhecimento ou interpretação equivocada sobre esses animais e a presença de mitos e lendas revelam que essa temática merece uma atenção maior dentro das escolas. Este estudo tem por principal objetivo realizar uma análise crítica sobre a perspectiva, cuidado e entendimento dos professores de ciências/biologia e alunos do 9º ano, sobre a temática relacionada aos acidentes com animais de interesse médico. Esta pesquisa foi realizada a partir da análise qualitativa. Os questionários, feitos de modo a verificar os conhecimentos sobre animais de interesse médico na escola, foram o instrumento de coleta, possibilitando a livre expressão dos respondentes em questões fechadas e abertas. Concluímos que alunos e professores conseguiram relacionar animais e suas periculosidades, e teriam atitudes positivas diante de um acidente e ao se depararem com um animal perigoso. Esse trabalho possibilita futuras pesquisas relacionadas aos animais de interesse médico, tanto em relação ao ensino quanto à formação de professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4502833598872794por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil