dc.contributor.author | Simonato, Letícia | |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T13:00:30Z | |
dc.date.available | 2021-12-14T13:00:30Z | |
dc.date.issued | 2021-11-26 | |
dc.identifier.citation | SIMONATO, Letícia. Um estudo investigativo sobre as dificuldades dos professores de Matemática iniciantes do ensino remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15351. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15351 | |
dc.description.abstract | Many researchs bring reports of difficulties that beginning teachers faces in the classroom with face-to-face teaching, such as lonelyness, lack of preparation to deal with students, with educational management, among others. However, we have a new teaching that is plaguing teachers even more, since they have no major studies that they can consult to feel a little less unprepared, which is remote teaching, started in 2020 by the unfornate Covid-19 world pandemic. Therefore, this work initially aimed to raise the main difficulties that beginning mathematics teachers are facing with this remote teaching, through a qualitative/quantitative methodology, with the proposal of analyzing a questionnaire for elementary 2 and high school mathematic teachers, with no distinction of brazilian location. As this goal was not achieved by the lack of approval from the Ethics Committee in time, the main objective of this work was to survey the research already done, the main difficulties of beginning teachers in general and also the most challenging contents for math teachers and students, through a qualitative methodology, leading to the production of activity sheets that can be proposed for high school math teachers. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Dificuldades de ensino | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Professores iniciantes | por |
dc.subject | Teaching of mathematics | eng |
dc.subject | Teaching difficulties | eng |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.subject | Beginning teachers | eng |
dc.title | Um estudo investigativo sobre as dificuldades dos professores de Matemática iniciantes do ensino remoto | por |
dc.title.alternative | An investigative study on the difficulties of Mathematics teachers beginning remote education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Salvador, José Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 | por |
dc.description.resumo | Muitas pesquisas trazem relatos das dificuldades que os professores iniciantes enfrentam em sala de aula com o ensino presencial, como a solidão, falta de preparo para lidar com os alunos, com a gestão educacional, entre outros. Entretanto, temos um novo ensino que está afligindo ainda mais os professores, uma vez que não tem grandes estudos que possam consultar para se sentirem um pouco menos despreparados, que é o ensino remoto, iniciado em 2020 pela infeliz pandemia mundial, Covid-19. Assim sendo, esse trabalho teve inicialmente por objetivo levantar as principais dificuldades que os professores de Matemática iniciantes estão enfrentando com este ensino remoto, através de uma metodologia qualitativa/quantitativa, com a proposta de analisar um questionário para os professores de Matemática do ensino fundamental 2 e do ensino médio, sem distinção da localização brasileira. Como esse objetivo não foi alcançado pela falta de aprovação do Comitê de Ética a tempo, o principal objetivo desse trabalho passou para um levantamento de pesquisas já realizadas, as principais dificuldades dos professores iniciantes de forma geral e também os conteúdos mais desafiadores dos professores e estudantes de matemática, através de uma metodologia qualitativa, conduzindo a produção de fichas de atividades que podem ser propostas para os professores de Matemática do ensino médio. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2296422006745805 | por |
dc.publisher.course | Matemática - ML | por |