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dc.contributor.authorSegadilha dos Santos, Ana Beatriz Pereira
dc.date.accessioned2022-01-10T11:59:19Z
dc.date.available2022-01-10T11:59:19Z
dc.date.issued2021-12-07
dc.identifier.citationSEGADILHA DOS SANTOS, Ana Beatriz Pereira. Avaliação da acessibilidade ao emprego de individuos em condição de exclusão social. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15452.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15452
dc.description.abstractEvery day people need to travel to participate in different activities spread around the city. If for any reason an individual is prevented from participating in their activities, in the intended and predetermined location, they may be considered socially excluded. The concept of accessibility can be used as a tool to measure social exclusion and identify the differences between the travel patterns of different groups. It is important to understand differences in accessibility levels to define urban planning processes and evaluate existing public policies, so that interventions in transport and land use measures can be elaborated considering social differences, mitigating inequalities in access to work. This paper evaluates the accessibility of job opportunities of three different groups, considering the level of social exclusion of workers in Recife, with feel transport and employment data. Six modes of transport and a combination of modes were considered for the analysis. The results showed that accessibility levels vary between social exclusion and the groups with low level of exclusion have 70% higher accessibility than groups with more excluded. The GIS analysis also identify the city areas and transport modes that have lower accessibility levels, this information can be used to elaborate land use and transport policies directed for require areas, to improve sustainable modes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidade ao trabalhopor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.subjectTempo de viagempor
dc.subjectFunção de impedânciapor
dc.subjectAccessibility to workeng
dc.subjectSocial exclusioneng
dc.subjectTravel timeeng
dc.subjectImpedance functioneng
dc.titleAvaliação da acessibilidade ao emprego de individuos em condição de exclusão socialpor
dc.title.alternativeEvaluation of accessibility to job opportunities for different levels of social exclusioneng
dc.title.alternativeEvaluación del acceso al empleo de personas en condición de exclusión socialspa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Sanches, Suely da Penha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857424839674606por
dc.description.resumoTodos os dias indivíduos precisam se deslocar para participar de diversas atividades espalhadas pela cidade. Se por qualquer motivo um indivíduo for impedido de participar de suas atividades, no local pretendido e predeterminado, poderá ser considerado excluído socialmente. O conceito de acessibilidade pode ser utilizado como uma ferramenta para mensurar a exclusão social, sendo capaz de identificar diferença entre os padrões de viagens dos diferentes grupos. É importante entender diferenças nos níveis de acessibilidade para definir os processos de planejamento urbano e avaliar as políticas públicas existentes, para que as intervenções no transporte e uso do solo possam ser elaboradas considerando as diferenças sociais, mitigando as desigualdades no acesso ao trabalho. Assim, este trabalho avalia a acessibilidade as oportunidades de trabalho de três diferentes grupos, considerando o nível de exclusão social dos trabalhadores na cidade de Recife-PE, com escassos dados de transporte e emprego. Foram considerados para a análise seis modos de transporte e uma combinação de modos. Os resultados mostraram que os níveis de acessibilidade variam entre os níveis de exclusão social e que grupos com baixos níveis de exclusão apresentam acessibilidade 70% maiores que os grupos mais excluídos. As análises em SIG também permitiram a identificação das áreas da cidade e modos de transporte que possuem menores níveis de acessibilidade, fornecendo informações para que políticas de uso do solo e transporte sejam direcionadas as áreas de maior necessidade e aos modos coletivos e sustentáveis.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1519870967702558por


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