Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSpineli, Patrícia Mangili Juliani
dc.date.accessioned2022-01-26T17:23:52Z
dc.date.available2022-01-26T17:23:52Z
dc.date.issued2021-12-13
dc.identifier.citationSPINELI, Patrícia Mangili Juliani. O bordado-devir nos processos formativos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15513.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15513
dc.description.abstractThis paper presents the result of an investigation that started from the following question: what relationships can be established between embroidery and teacher education? The work begins with a memorial, through which the researcher seeks to understand the origin of this concern and how it relates to embroidery, so present in the personal and professional processes of being a woman-teacher-researcher. After the memorial, in which the memory is defined as a sustaining frame, the work presents the mapping of theses and dissertations catalogued in the CAPES platform, as a research methodology called state of knowledge, in order to identify how embroidery is guided in the universe of academic productions already concluded within the field of Education, in the research line Teacher Education. And, based on this survey, propose a weaving with the literature to weave possible paths with the results brought by the works found and to look for probable paths beyond them. Simultaneously, an embroidered cartography of the research writing process, in a rhizomatic training trajectory, with lines of escape, resistance, and support, is being built. A research designed as a great thread of time, contemplating the following chapters: Before Yesterday that brings the memory of the author and her encounter with others, to get to the object and restlessness of the research; Yesterday that mentions the paths already traveled through the survey by the state of knowledge of dissertations and theses produced with embroidery and teacher training; Today with the possible paths and probable paths presented in this survey and beyond, with the embroidery going through literature, the feminine, ancestry, the construction of research and the formation of being a teacher/researcher, as well as the becoming of this embroidery, plotted and woven together with a cartography built in an embroidered fabric during the process of writing this research; and Tomorrow with the weaving of all these narratives, the reverses, knots and choices of these threads. A qualitative research, anchored in the state of knowledge, being woven throughout its construction by an aesthetic cartography, where the threads woven by the hands through embroidery and writing go through the (re)existence of the teacher training process in an approach for emancipation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectBordadopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectEmbroideryeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleO bordado-devir nos processos formativospor
dc.title.alternativeThe embroidery-device in the formative processeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fortunato, Ivan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8293044394759438por
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação que partiu da seguinte inquietação: quais relações podem ser estabelecidas entre o bordado e a formação de professores? O trabalho inicia com um memorial, por meio do qual a pesquisadora busca compreender a origem dessa inquietação e como ela se relaciona com o bordado, tão presente nos processos pessoais e profissionais de ser mulher-professora-pesquisadora. Após o memorial, no qual a memória é definida como bastidor de sustentação, o trabalho apresenta o mapeamento de teses e dissertações catalogadas na plataforma CAPES, como metodologia de pesquisa denominada estado de conhecimento, para identificar como o bordado é pautado no universo das produções acadêmicas já concluídas dentro do campo da Educação, na linha de pesquisa Formação de Professores. E, a partir deste levantamento, propor uma tessitura com a literatura para tramar trilhas possíveis com os resultados trazidos pelos trabalhos encontrados e buscar veredas prováveis para além deles. De maneira simultânea, uma cartografia bordada do processo de escrita da pesquisa, numa trajetória de formação rizomática, com linhas de fuga, resistência e sustentação vai se construindo. Uma pesquisa desenhada como um grande fio do tempo, contemplando os seguintes capítulos: Antes de Ontem que traz a memória da autora e o encontro dela com outros, para se chegar ao objeto e inquietação da pesquisa; Ontem que menciona os caminhos já percorridos através do levantamento pelo estado de conhecimento das dissertações e teses produzidas com o bordado e a formação de professores; Hoje com as trilhas possíveis e veredas prováveis apresentadas nesse levantamento e além dele, com o bordado perpassando a literatura, o feminino, a ancestralidade, a construção das pesquisas e da formação do ser professora/pesquisadora, bem como o devir dessa bordadura, tramado e tecido juntamente com uma cartografia construída em um tecido bordado durante o processo de escrita da pesquisa; e Amanhã com a tessitura de todas essas narrativas, os avessos, nós e escolhas desses fios. Uma pesquisa qualitativa, ancorada no estado de conhecimento, sendo tecida durante toda a sua construção por uma cartografia estética, onde os fios tramados pelas mãos através do bordado e da escrita perpassam a (re)existência do processo de formação de professores numa abordagem para a emancipação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2596264616617489por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil