Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Joice Silva de
dc.date.accessioned2022-02-08T00:08:44Z
dc.date.available2022-02-08T00:08:44Z
dc.date.issued2021-06-25
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joice Silva de. Compreendendo o significado da trajetória e experiências sociais dos alunos cotistas que buscam desenvolver iniciação científica (IC). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15552.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15552
dc.description.abstractThis work aims to understand the relationship between the subject's social position (focusing on racial and class relations) and his scientific training at the University, through the study of the trajectories of students from the Biological Sciences course at UFSCar who entered the system of quotas in Sisu and sought to develop Scientific Initiation activities. Data collection was carried out through a semi-structured interview with 6 students, carried out virtually by the Google Hangouts platform, which addressed questions about the identification of respondents, life trajectory before entering university, university experience and admission through Affirmative Actions and questions about the Scientific Initiation Experience and academic life. Complementary data collection by Google forms was also carried out. Data analysis was performed based on the Phenomenology described by Merleau-Ponty. The results showed that the social position of the subject interferes with the scientific trajectory, making it difficult for them to be included in the research activity and that this interference is especially linked to the precarious quality of basic education, resulting in the difficulty of implementing the scientific skills necessary for carrying out the project. And that however, students were able to develop strategies to overcome the challenges encountered in the academic and scientific trajectory that enabled the insertion of these students in academic activity. It is concluded that the difficulty of students' insertion in the scientific activity is related to the bureaucratic issues of the requirements established by research institutions, which has made it increasingly difficult to accept and grant scholarships for research projects in general. Indicating the necessary continuous monitoring of data and statistics on the socioeconomic, racial and other profile of participants in scientific institutions, such as social indicators and the expansion of more inclusive selection processes in academic and research activities.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIniciação Científicapor
dc.subjectAções Afirmativaspor
dc.subjectTrajetóriapor
dc.subjectCiências Biológicaspor
dc.subjectScientific Initiationeng
dc.subjectAffirmative Actionseng
dc.subjectQuota studentseng
dc.subjectTrajectoryeng
dc.subjectSocial subjecteng
dc.titleCompreendendo o significado da trajetória e experiências sociais dos alunos cotistas que buscam desenvolver iniciação científica (IC)por
dc.title.alternativeUnderstanding trajectory and social experiences meanings of afirmative actions students who seek to develop scientific initiation (CI)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Douglas Verrangia Corrêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699024298055259por
dc.description.resumoEsse trabalho pretende compreender as relações entre a posição social do sujeito (com foco nas relações raciais e de classe) e sua formação científica na Universidade, por meio do estudo das trajetórias de estudantes do Curso de Ciências Biológicas da UFSCar que ingressaram pelo sistema de cotas no Sisu e buscaram desenvolver atividades de Iniciação Científica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semi estruturada com 6 alunos, realizada virtualmente pela plataforma Hangouts do Google que abordavam questões acerca da identificação dos entrevistados, sobre a trajetória de vida antes do ingresso na universidade, sobre a vivência na universidade e o ingresso por Ações Afirmativas e perguntas sobre a Experiência da Iniciação Científica e a vida acadêmica. Foi realizado também uma coleta de dados complementares via Google forms. A análise de dados foi realizada com base na Fenomenologia descrita por Merleau-Ponty. Os resultados demostraram que a posição social do sujeito interfere na trajetória científica dificultando a inserção destes, nas atividades de pesquisa e que essa interferência está especialmente vinculada com a precária qualidade do ensino básico, resultando na dificuldade da execução de habilidades científicas necessárias na execução do projeto. E que no entanto, os alunos foram capazes de elaborar estratégias de superação dos desafios encontrados na trajetória acadêmica e científica que possibilitaram a inserção desses alunos na atividade acadêmica. Conclui-se que a difícil inserção dos alunos na atividade científica está relacionada com as questões burocráticas das exigências estabelecidas pelas instituições de pesquisa que tem dificultado cada vez mais o aceite e concessão de bolsas para projetos de pesquisa de forma geral. Indicando o necessário um contínuo monitoramento dos dados e estatísticas sobre o perfil socioeconômico, racial e outros, dos participantes das instituições científicas, como indicadores sociais e a ampliação de processos seletivos mais inclusivos nas atividades acadêmicas e de pesquisa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1807860277236883por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil