dc.contributor.author | Oliveira, Joice Silva de | |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T00:08:44Z | |
dc.date.available | 2022-02-08T00:08:44Z | |
dc.date.issued | 2021-06-25 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Joice Silva de. Compreendendo o significado da trajetória e experiências sociais dos alunos cotistas que buscam desenvolver iniciação científica (IC). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15552. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15552 | |
dc.description.abstract | This work aims to understand the relationship between the subject's social position (focusing
on racial and class relations) and his scientific training at the University, through the study of
the trajectories of students from the Biological Sciences course at UFSCar who entered the
system of quotas in Sisu and sought to develop Scientific Initiation activities. Data collection
was carried out through a semi-structured interview with 6 students, carried out virtually by
the Google Hangouts platform, which addressed questions about the identification of
respondents, life trajectory before entering university, university experience and admission
through Affirmative Actions and questions about the Scientific Initiation Experience and
academic life. Complementary data collection by Google forms was also carried out. Data
analysis was performed based on the Phenomenology described by Merleau-Ponty. The
results showed that the social position of the subject interferes with the scientific trajectory,
making it difficult for them to be included in the research activity and that this interference is
especially linked to the precarious quality of basic education, resulting in the difficulty of
implementing the scientific skills necessary for carrying out the project. And that however,
students were able to develop strategies to overcome the challenges encountered in the
academic and scientific trajectory that enabled the insertion of these students in academic
activity. It is concluded that the difficulty of students' insertion in the scientific activity is
related to the bureaucratic issues of the requirements established by research institutions,
which has made it increasingly difficult to accept and grant scholarships for research projects
in general. Indicating the necessary continuous monitoring of data and statistics on the
socioeconomic, racial and other profile of participants in scientific institutions, such as social
indicators and the expansion of more inclusive selection processes in academic and research
activities. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Iniciação Científica | por |
dc.subject | Ações Afirmativas | por |
dc.subject | Trajetória | por |
dc.subject | Ciências Biológicas | por |
dc.subject | Scientific Initiation | eng |
dc.subject | Affirmative Actions | eng |
dc.subject | Quota students | eng |
dc.subject | Trajectory | eng |
dc.subject | Social subject | eng |
dc.title | Compreendendo o significado da trajetória e experiências sociais dos alunos cotistas que buscam desenvolver iniciação científica (IC) | por |
dc.title.alternative | Understanding trajectory and social experiences meanings of afirmative actions students who seek to develop scientific initiation (CI) | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Douglas Verrangia Corrêa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7699024298055259 | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho pretende compreender as relações entre a posição social do sujeito (com
foco nas relações raciais e de classe) e sua formação científica na Universidade, por meio do
estudo das trajetórias de estudantes do Curso de Ciências Biológicas da UFSCar que
ingressaram pelo sistema de cotas no Sisu e buscaram desenvolver atividades de Iniciação
Científica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semi estruturada com 6
alunos, realizada virtualmente pela plataforma Hangouts do Google que abordavam questões
acerca da identificação dos entrevistados, sobre a trajetória de vida antes do ingresso na
universidade, sobre a vivência na universidade e o ingresso por Ações Afirmativas e
perguntas sobre a Experiência da Iniciação Científica e a vida acadêmica. Foi realizado
também uma coleta de dados complementares via Google forms. A análise de dados foi
realizada com base na Fenomenologia descrita por Merleau-Ponty. Os resultados
demostraram que a posição social do sujeito interfere na trajetória científica dificultando a
inserção destes, nas atividades de pesquisa e que essa interferência está especialmente
vinculada com a precária qualidade do ensino básico, resultando na dificuldade da execução
de habilidades científicas necessárias na execução do projeto. E que no entanto, os alunos
foram capazes de elaborar estratégias de superação dos desafios encontrados na trajetória
acadêmica e científica que possibilitaram a inserção desses alunos na atividade acadêmica.
Conclui-se que a difícil inserção dos alunos na atividade científica está relacionada com as
questões burocráticas das exigências estabelecidas pelas instituições de pesquisa que tem
dificultado cada vez mais o aceite e concessão de bolsas para projetos de pesquisa de forma
geral. Indicando o necessário um contínuo monitoramento dos dados e estatísticas sobre o
perfil socioeconômico, racial e outros, dos participantes das instituições científicas, como
indicadores sociais e a ampliação de processos seletivos mais inclusivos nas atividades
acadêmicas e de pesquisa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1807860277236883 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL | por |