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dc.contributor.authorViana Filho, Marco Aurélio Tupinambá
dc.date.accessioned2022-03-04T12:56:22Z
dc.date.available2022-03-04T12:56:22Z
dc.date.issued2020-12-03
dc.identifier.citationVIANA FILHO, Marco Aurélio Tupinambá. Língua brasileira de sinais na formação do profissional da saúde: a equipe de enfermagem. 2020. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15661.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15661
dc.description.abstractThe present research is based on two aspects, which are: first, the incipience of investigations and research on the causes of the difficulties of the Deaf to access health services and second, the influence of academic training in the care of the nursing professional. Thus, the main objective is to analyze the curricular matrix of the Nursing course of public HEIs in all regions of Brazil, to verify the presence and type of availability of the Libras curricular unit. The specific objectives are based on: analyzing the availability of the Libras curricular unit in the HEI courses; discuss the inclusion of the Libras curricular unit in the curriculum; to investigate how the Deaf care is provided by the nursing team in Primary Health Care and to analyze the implications for the health of the Deaf when interviewing the nursing team and Deaf patients. The participants studied were 41 nurses and nursing technicians, who are on the front line of the PHC, and 7 Deaf people who enjoy this service. As a complement and to understand the possible origin of the results, documental research was used to analyze the curricular matrix in search of the Libras curricular unit of all face-to-face courses offered by public HEIs in Brazil. Data analysis demonstrates that the health care of the Deaf patient is precarious, largely due to the poor training of health professionals. Most of the HEIs offer the course unit of Libras as an option and in some states it is still not available even 15 years after the Decree that prioritizes it.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectAtendimento do Surdo à Saúdepor
dc.subjectEquipe de Enfermagempor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectBrazilian Sign Languageeng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.subjectHealth Care for the Deafeng
dc.subjectNursing Teameng
dc.titleLíngua brasileira de sinais na formação do profissional da saúde: a equipe de enfermagempor
dc.title.alternativeBrazilian sign language in the academic education of health professionals: the nursing teameng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Costa, Maria da Piedade Resende da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791098416503955por
dc.description.resumoA presente pesquisa se alicerça em dois aspectos quais sejam: primeiro, a incipiência de investigações e pesquisas sobre as causas das dificuldades dos Surdos para acessar os serviços de saúde e segundo a influência da formação acadêmica no atendimento do profissional de enfermagem. Dessa forma, o objetivo principal vem analisar a matriz curricular do curso de Enfermagem das IES públicas de todas as regiões do Brasil, para verificar a presença e o tipo de disponibilidade da unidade curricular Libras. Já os objetivos específicos se alicerçam em: analisar a disponibilidade da unidade curricular de Libras nos cursos da IES; discutir a inserção da unidade curricular de Libras na matriz curricular; investigar como se dá o atendimento do Surdo pela equipe de enfermagem na Atenção Primária à Saúde e analisar quais as implicações para a saúde do Surdo ao entrevistar a equipe de enfermagem e os pacientes Surdos. Os participantes estudados foram 41 enfermeiros e técnicos de enfermagem, os quais estão na linha de frente do APS, e 7 Surdos que usufruem desse atendimento. Como complemento e para compreender a possível origem dos resultados, foi usado a pesquisa documental para analisar a matriz curricular a procura da unidade curricular de Libras de todos os cursos presenciais disponibilizados pelas IES públicas do Brasil. A análise dos dados demonstra que o atendimento à saúde do paciente Surdo é precário, sendo grande parte devido à má formação dos profissionais da saúde. Grande parte das IES disponibilizam a unidade curricular de Libras de forma optativa e em alguns estados ela ainda não é disponibilizada mesmo 15 anos após o Decreto que a prioriza.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4528122843010844por


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