Show simple item record

dc.contributor.authorRodrigues, Laís Caroline
dc.date.accessioned2022-03-14T19:44:35Z
dc.date.available2022-03-14T19:44:35Z
dc.date.issued2021-10-29
dc.identifier.citationRODRIGUES, Laís Caroline. A cartografia tátil na escola: outras perspectivas sobre o ensino de geografia. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15702.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15702
dc.description.abstractIncreasingly present in society, maps gain more prominence in everyday school life. But often, reading these materials is hampered by the high level of abstraction required due to the technical language used. Therefore, new possibilities for the use of cartographic language in the teaching of geography in schools are sought. Therefore, Tactile Cartography, a branch of School Cartography specializing in the making of tactile cartographic materials for the teaching of geography for people with visual impairment, emerges as a possible path for the perception of the landscape and the construction of the concept of space, playing an important role mainly for the blind or low vision student. This work aims to reflect on how tactile representations can contribute to the teaching and learning of Geography for all types of students, regardless of visual acuity. Through the preparation and application of tactile maps and their use in the classroom, based on the action-research method, based on artisanal techniques, we seek to develop materials that dialogue with the reality of the student in everyday life and in school life. Because it is easy to assimilate and accessible to all students, the tactile graphic language allows for a more inclusive approach in terms of understanding the contents covered in the classroom. More than a specific cartography for certain types of students, Tactile Cartography demonstrates competence in school practice, not only for Geography, but to work in different areas of knowledge and truly form an inclusive school that encompasses and integrates all students. Exploring a multisensory methodology, the maps worked during the research showed more effectiveness in understanding the contents in the teaching and learning process of Geography than those presented in textbooks. More objective and with a more simplified reading, the students were able to assimilate the knowledge that was asked for reflection and elaboration of the exercises, corroborating for the confirmation of the perceptions that motivated this research. Thus, the aim is to contribute to the advancement of research in Tactile Cartography, in directing discussions for the development and use of tactile graphic language at school.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartografia tátilpor
dc.subjectCartografia escolarpor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectTactile cartographyeng
dc.subjectSchool cartographyeng
dc.subjectTeaching geographyeng
dc.titleA cartografia tátil na escola: outras perspectivas sobre o ensino de geografiapor
dc.title.alternativeThe tactile cartography at school: other perspectives about the teaching of Geography.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Melo, Ismail Barra Nova de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3576937472687059por
dc.description.resumoCada vez mais presentes na sociedade, os mapas ganham mais destaque no cotidiano escolar. Mas muitas vezes, a leitura desses materiais é dificultada pelo alto nível de abstração necessário decorrente da linguagem técnica empregada. Busca-se, então, novas possibilidades de uso da linguagem cartográfica no ensino de geografia nas escolas. Para tanto, a Cartografia Tátil, ramo da Cartografia Escolar especializado na confecção de materiais cartográficos táteis destinados ao ensino de geografia para pessoas com deficiência visual surge como um caminho possível para a percepção da paisagem e da construção do conceito de espaço, tendo um papel importante principalmente para o aluno cego ou com baixa visão. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre como as representações táteis podem contribuir para o ensino e aprendizagem de Geografia para todos os tipos de alunos, independente da acuidade visual. Através da confecção e aplicação de mapas táteis e no uso em sala de aula, baseando-se no método de pesquisa-ação, a partir de técnicas artesanais, procura-se elaborar materiais que dialoguem com a realidade do aluno no cotidiano e na vida escolar. Por ser de fácil assimilação e acessível a todos os alunos, a linguagem gráfica tátil possibilita uma abordagem mais inclusiva no que se refere à compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula. Mais do que uma cartografia específica para determinados tipos de alunos, a Cartografia Tátil demonstra uma competência na prática escolar, não só para Geografia, mas para trabalhar diversas áreas do conhecimento e formar de fato uma escola inclusiva que abrange e integra todos os alunos. Explorando uma metodologia multissensorial, os mapas trabalhados durante a pesquisa demonstraram mais efetividade na compreensão dos conteúdos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia do que os apresentados nos livros didáticos. Mais objetivos e com uma leitura mais simplificada, os alunos conseguiram assimilar os conhecimentos que se pediam para reflexão e elaboração dos exercícios, corroborando para a confirmação das percepções que motivaram essa pesquisa. Busca-se, assim, contribuir para o avanço das pesquisas em Cartografia Tátil, no direcionamento de discussões para elaboração e na utilização da linguagem gráfica tátil na escola.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4793193954388971por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil