• Do the oxidative stress biomarkers predict COVID-19 outcome? An in-hospital cohort study 

      Neves, Fabio Fernandes; Pott-Junior, Henrique; Yamashita, Kaori Maria Carolina; Santos, Sigrid de Sousa; Cominetti, Marcia Regina; Freire, Caio Cesar de Melo; Cunha, Anderson Ferreira; Jordão Júnior, Alceu Afonso (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/07/2023)
      In SARSCoV-2 infections, excessive activation of the immune system dramatically elevates reactive oxygen species levels, harms cell structures, and directly increases disease severity and mortality. We aimed to evaluate ...
    • Os efeitos de diferentes protocolos de treinamento na sensibilidade à insulina e níveis de colesterol em ratos Wistar alimentados com dieta hiperlipídica: uma revisão integrativa da literatura 

      Vicente, Victor; Duarte, Ana Cláudia Garcia de Oliveira; Furino, Vanessa de Oliveira; Fabrizzi, Fernando (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 02/04/2022)
      As disfunções metabólicas oriundas da obesidade são resultantes da expansão exacerbada do tecido adiposo, á medida que existe uma relação direta na secreção de adipocitocinas pró-inflamatórias que exercem efeitos nocivos ...
    • O uso de dados da Plataforma Lattes como fonte para inteligência acadêmica: análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas 

      Sarvo, Denilson de Oliveira; Lozano, Marisa Cubas; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2022)
      Objetivo: Desenvolver indicadores de Inteligência Acadêmica para o monitoramento de atores a partir de dados da produção científica disponíveis na Plataforma Lattes. Metodologia: Um estudo de caso empregando a bibliometria ...
    • La educación financiera en el currículo actual de la escuela básica brasileña: antecedentes en la disciplina economía doméstica. 

      Fernandes, Luzia de Fatima Barbosa; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/09/2019)
      En este trabajo presentamos algunos cambios en la inserción de temas relacionados a las finanzas en la escuela básica brasileña. En el siglo XIX, teníamos en el currículo asuntos relativos a la Economía Doméstica. ...
    • A comunicação e compreensão da informação sobre riscos 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria; Oliveira Junior, José Carmo (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/04/2004)
      Situado dentro do contexto da sociedade de risco, como concebida pelos sociólogos Beck e Giddens, o texto explora teoricamente, a partir de uma revisão da literatura, aspectos da relação entre a informação comunicada sobre ...
    • Sem referências: o ChatGPT sob a perspectiva latouriana do duplo clique 

      Rodrigues Catalano, José Victor; Rossi Lorenzi, Bruno (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 26/05/2023)
      A Inteligência Artificial Generativa tem despertado grande interesse na população, e o ChatGPT é um exemplo notável desse fenômeno, devido à sua ampla cobertura midiática. Entretanto, ao analisarmos as ...
    • O público e a compreensão da informação nos rótulos de alimentos: o caso dos transgênicos 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/07/2009)
      A rotulagem constitui uma importante interface da informação técno-científica com o público em geral. Apresentam-se resultados de um estudo cujo objetivo foi o exame dos hábitos de leitura dos rótulos dos alimentos por ...
    • A percepção pública da informação sobre os potenciais riscos dos transgênicos na cadeia alimentar 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/04/2008)
      No atual contexto da introdução dos transgênicos na cadeia alimentar brasileira, apresentamos os resultados de estudo que empregou o método qualitativo de grupos focais para levantar as interpretações do público em relação ...
    • Educação, hereditariedade e eugenia: o projeto educacional de Octavio Domingues (1926-1932) 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2023)
      Octavio Domingues (1897-1972), professor, geneticista e diretor do periódico Boletim de Eugenia, é um intelectual ainda pouco estudado no campo da Educação, embora tenha publicado dezenas de artigos e livros sobre o tema. ...
    • Entre a divulgação científica e a eugenia tardia: rupturas e permanências na trajetória intelectual de Salvador de Toledo Piza Jr., 1898-1988 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2023)
      O artigo analisa as rupturas e permanências do ideário eugênico na obra de Salvador de Toledo Piza Jr., professor e geneticista da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. A partir da pesquisa documental sobre ...
    • Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: 

      Neto, João Alves de Souza; Vilela, Denise Silva; Farias, José Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/08/2022)
      Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ...
    • Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia 

      Galizia, Fernando Stanzione; Biazolli, Caroline Carnielli; Vilela, Denise Silva; Carnio, Michel Pisa; Bretones, Paulo Sergio (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/05/2022)
      Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino ...
    • Russell's Paradox: a historical study about the paradox in Frege's theories 

      Coury, Aline Germano Fonseca; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/06/2019)
      For over twenty years, Frege tried to find the foundations of arithmetic through logic, and by doing this, he attempted to establish the truth and certainty of the knowledge. However, when he believed his work was ...
    • Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística 

      Vilela, Denise Silva; Costa, Daniela Netto Scatolin (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 25/01/2017)
      Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela ...
    • Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior 

      Luchini, Thiago Corrêa (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 01/12/2021)
      O objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. ...
    • A formação do educador reflexivo: um olhar sobre a construção de sua prática pedagógica 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/03/2000)
      A finalidade deste artigo, longe de apresentar “receitas prontas” para a reversão de intervenções pedagógicas sem planejamento, preocupa-se em problematizar a formação do educador do ponto de vista de suas proatividade ...
    • Neighborhood Impact Assessment an urban sustainability instrument: analysis in medium-sized cities in São Paulo, Brazil 

      Abreu, Emanoele Lima; Peres, Renata Bovo (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm, Câmpus São Carlos, 01/01/2022)
      The Neighborhood Impact Assessment (NIA) is an important instrument of the Brazilian Urban Policy enacted in the City Statute, Federal Law 10.257/2001. Considered by the national academic literature as a relevant instrument ...
    • Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2008)
      O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
    • "Mataram uma criança indo pra escola": mídia, violência policial e política em "Delação premiada" 

      Machado, Adelcio Camilo; Camargo, Débora (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 16/12/2022)
      O presente artigo tem como objeto a canção "Delação premiada", composta e interpretada por MC Carol em 2016, com produção musical de Leo Justi. A partir de um exame de sua letra em conexão com suas características musicais, ...
    • Vitamin D deficiency predicts 30-day hospital mortality of adults with COVID-19 

      Neves, Fabio Fernandes; Pott-Junior, Henrique; Santos, Sigrid Sousa; Cominetti, Marcia Regina; Freire, Caio Cesar de Melo; Cunha, Anderson Ferreira da; Jordão Júnior, Alceu Afonso (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/08/2022)
      Several studies have shown conflicting results for the relationship between vitamin D deficiency and COVID-19 outcomes. Here, we aimed to evaluate whether plasma 25(OH)D levels predict mortality in adults admitted with ...