• O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas 

      Lima, Paulo Gomes; Santos, Sandra Mendes dos (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/07/2007)
      Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no ...
    • Crisis, end, or eclipse of reason? Max Horkheimer's Critical Theory contributions to an epistemology of eugenics 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 29/06/2022)
      This article investigates the epistemological foundations of Francis Galton's eugenics based on Max Horkheimer's Critical Theory. Grounded on a bibliographical research, we analyze the texts in which the English polymath ...
    • Cross-cultural adaptation and measurement property analysis of the Brazilian Portuguese version of the Three Incontinence Questionnaire 

      Alem, Michele Elisabete Rubio; Silva, Jordana Barbosa da; Beleza, Ana Carolina Sartorato; Chaves, Thais Cristina; Driusso, Patricia (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt, Câmpus São Carlos, 05/01/2022)
      Introduction and hypothesis The differential diagnosis of urinary symptoms may allow health professionals to establish a therapeutic objective and to choose the appropriate treatment for the patient's complaint. The aim ...
    • Cross-cultural adaptation and psychometric evaluation of the Brazilian Portuguese version of the Vulvovaginal Symptoms Questionnaire 

      Alem, Michele Elisabete Rubio; Chaves, Thais Cristina; Figueiredo, Vilena Barros de; Beleza, Ana Carolina Sartorato; Ferreira, Cristine Homsi Jorge; Silva, Jordana Barbosa da; Driusso, Patricia (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt, Câmpus São Carlos, 01/09/2022)
      Objective The aims of this study were to perform a cross-cultural adaptation of the Vulvovaginal Symptoms Questionnaire (VSQ) into Brazilian Portuguese (VSQ-Br) and evaluate its measurement properties (structural validity, ...
    • O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar 

      Farias, José Vilani de; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 15/03/2017)
      O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, ...
    • Da luta pela terra ao reconhecimento: considerações sobre a trajetória das famílias assentadas no PDS Santa Helena e o acesso a políticas públicas 

      Khalil, Bárbara El; Carvalho, Joelson Gonçalves de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-ArPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPol, Câmpus São Carlos, 01/08/2019)
      A expansão do capitalismo no meio rural tem como consequência histórica o conflito entre o capital e as populações camponesas. Esse conflito se materializa, não somente, mas em grande parte, na luta pela terra e na dificuldade ...
    • Delineando as limitações: sistemas especialistas e conhecimento tácito 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      As aplicações de inteligência artificial (IA) e de sistemas especialistas (SEs), em particular, já fazem parte do espectro dos softwares existentes em muitas bibliotecas e centros de informação. Os profissionais da informação ...
    • Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. 

      Vilela, Denise Silva; Farias, Jose Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)
      A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, ...
    • Desenvolvimento sustentável e a sociedade da informação: uma parceria natural? 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2000)
      Na forma de uma revisão da literatura, é examinada a hipótese de que o advento da chamada "sociedade pós industrial" ou "sociedade da informação" tem dado lugar a um período de atividade socioeconômico que representa uma ...
    • Designing intersections-designing subjectivity: feminist theory and praxis in a sex discrimination legislation system 

      Adam, Alison; Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      This paper looks at the intersections between feminist epistemology, feminist jurisprudence and research on artificial intelligence and the law. It is suggested that feminist theory highlights the role of subjectivity which ...
    • Desinformação e as fake news: apontamentos sobre seu surgimento, detecção e formas de combate 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Santos, Tábita (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/2019)
      Este trabalho se propõe a apresentar os principais aspectos atuais sobre o fenômeno da desinformação (Fake News), utilizando como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo é compreender como ...
    • Determinantes sociais, prevalência e fatores associados à autopercepção de saúde em Mâncio Lima 

      Araújo, Daniela Silva de; Pacheco, João Vitor Coelho; Santos, Ana Caroline Santana dos; Silva, Aline Ferreira da; Madruga, Kauan Alves Sousa; Ramalho, Alanderson Alves; da Silva-Nunes, Mônica (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 30/12/2021)
      A avaliação da autopercepção de saúde é útil para obter informações sobre o estado de saúde de populações. Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) podem influenciar o resultado dessa avaliação. O objetivo desse trabalho ...
    • Do the oxidative stress biomarkers predict COVID-19 outcome? An in-hospital cohort study 

      Neves, Fabio Fernandes; Pott-Junior, Henrique; Yamashita, Kaori Maria Carolina; Santos, Sigrid de Sousa; Cominetti, Marcia Regina; Freire, Caio Cesar de Melo; Cunha, Anderson Ferreira; Jordão Júnior, Alceu Afonso (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/07/2023)
      In SARSCoV-2 infections, excessive activation of the immune system dramatically elevates reactive oxygen species levels, harms cell structures, and directly increases disease severity and mortality. We aimed to evaluate ...
    • Dor crônica, ansiedade e sintomas depressivos em estudantes de Enfermagem em tempos de pandemia 

      Miotto, Luiz Paulo; Souza, Daniela Maria Xavier de; Gonçalves, Angélica Martins de Souza; Zerbetto, Sonia Regina; Hortense, Priscilla  (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 26/08/2022)
      Objetivos: Identificar as manifestações de dor crônica (DC), ansiedade e sintomas depressivos em estudantes de Enfermagem de uma universidade pública federal em tempos de pandemia, analisando a associação entre essas ...
    • Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação 

      Públio, Patrícia Lopes Ramos; Lima, Paulo Gomes; Caiado, Katia Regina Moreno (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2018)
      Este estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de ...
    • A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      A ciência do melhoramento racial ou eugenia foi criada no final do século XIX por Francis Galton. Baseada no determinismo biológico, essa ciência popularizou-se entre a influente elite intelectual latino-americana, levando ...
    • Educação, hereditariedade e eugenia: o projeto educacional de Octavio Domingues (1926-1932) 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2023)
      Octavio Domingues (1897-1972), professor, geneticista e diretor do periódico Boletim de Eugenia, é um intelectual ainda pouco estudado no campo da Educação, embora tenha publicado dezenas de artigos e livros sobre o tema. ...
    • Os efeitos de diferentes protocolos de treinamento na sensibilidade à insulina e níveis de colesterol em ratos Wistar alimentados com dieta hiperlipídica: uma revisão integrativa da literatura 

      Vicente, Victor; Duarte, Ana Cláudia Garcia de Oliveira; Furino, Vanessa de Oliveira; Fabrizzi, Fernando (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 02/04/2022)
      As disfunções metabólicas oriundas da obesidade são resultantes da expansão exacerbada do tecido adiposo, á medida que existe uma relação direta na secreção de adipocitocinas pró-inflamatórias que exercem efeitos nocivos ...
    • Electrostimulation and pelvic floor muscle training: immediate effect after one single session 

      Padilha, Juliana Falcão; Passos, Kamyla Karla Amorim; Silva, Jordana Barbosa da; Driusso, Patricia (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt, Câmpus São Carlos, 01/01/2022)
      Introduction: Pelvic floor muscle training (PFMT) and neuromuscular electrical stimulation (NMES) are physiotherapeutic conservative treatments to prevent and to treat pelvic floor dysfunctions. Objective: To investigate ...
    • Ensino remoto em tempos de pandemia: considerações sobre o ensino não presencial emergencial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) 

      Pereira, Eduardo José Rezende; Scalea, Larissa Fassa La; Carvalho, Joelson Gonçalves de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-ArPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 08/11/2022)
      Por conta da pandemia da Covid-19, o ambiente universitário precisou adaptar suas atividades e o processo de ensino e aprendizagem. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a experiência contraditória do ENPE trouxe ...