• Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: 

      Neto, João Alves de Souza; Vilela, Denise Silva; Farias, José Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/08/2022)
      Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ...
    • Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia 

      Galizia, Fernando Stanzione; Biazolli, Caroline Carnielli; Vilela, Denise Silva; Carnio, Michel Pisa; Bretones, Paulo Sergio (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/05/2022)
      Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino ...
    • Russell's Paradox: a historical study about the paradox in Frege's theories 

      Coury, Aline Germano Fonseca; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/06/2019)
      For over twenty years, Frege tried to find the foundations of arithmetic through logic, and by doing this, he attempted to establish the truth and certainty of the knowledge. However, when he believed his work was ...
    • Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística 

      Vilela, Denise Silva; Costa, Daniela Netto Scatolin (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 25/01/2017)
      Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela ...
    • O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar 

      Farias, José Vilani de; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 15/03/2017)
      O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, ...
    • Estratégias de consagração e de valorização da matemática por meio da OBMEP 

      Souza Neto, João Alves de; Vilela, Denise Silva; Farias, José Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/05/2022)
      Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ...
    • O pensamento da arte na Educação Matemática: a obra aberta de Athos Bulcão 

      Vilela, Denise Silva; Coury, Aline Fonseca; Rodrigues, Vânia Cristina da Silva; Molina, Natalia Stefany Guirelli (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/11/2021)
      Este artigo se baseia em uma Experiência Formativa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos, SP, num projeto que envolve Arte e Educação Matemática. O objetivo ...
    • Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. 

      Vilela, Denise Silva; Farias, Jose Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)
      A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, ...
    • Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio 

      Fonseca, Aline Germano; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/04/2014)
      Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, ...
    • Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar 

      Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/12/2013)
      Este artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto ...