• Letramentos e a educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): reflexões sobre a formação de cidadãos críticos na cultura digital 

      Bazilio, Ana Paula Matos; Cultri, Camila do Nascimento; Gomes, Verônica de Souza; Mill, Daniel Ribeiro Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Introdução: O presente artigo parte do seguinte princípio: como o letramento digital pode ser compatível com os pressupostos da educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)? A fim de responder os possíveis questionamentos ...
    • Desinformação e as fake news: apontamentos sobre seu surgimento, detecção e formas de combate 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Santos, Tábita (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/2019)
      Este trabalho se propõe a apresentar os principais aspectos atuais sobre o fenômeno da desinformação (Fake News), utilizando como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo é compreender como ...
    • Impact of teacher education abroad in international co-authorship: a study of Federal University of São Carlos’s scientifics production indexed in the Web of Science 

      Reis, José Eduardo dos; Sarvo, Denilson de Oliveira; Faria, Leandro Innocentini Lopes de; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Metric studies on internationalization, especially indicators of co-authorship, present challenges regarding the collection, representativeness, and reliability of the data measuring the impacts of international mobility. ...
    • A produção científica sobre a qualidade e o acesso na Atenção Primária à Saúde 

      Borges, Luana Viviani; Lozano, Marisa Cubas; Faria, Leandro Innocentini Lopes de; Mininel, Vivian Aline (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Objetivo: analisar a produção científica sobre a qualidade e o acesso aos serviços na Atenção Primária à Saúde (APS) na perspectiva de usuários, profissionais de saúde e gestores. Métodos: a análise foi realizada por meio ...
    • Análise da produção científica brasileira e portuguesa sobre o tema repositório: um estudo a partir do RCAAP 

      Bazilio, Ana Paula Matos; Gracioso, Luciana de Souza (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 29/12/2020)
      Iniciativas de gestão do conhecimento contribuem para o aperfeiçoamento e a potencialização do conhecimento científico, de forma a suscitar a geração de novos conhecimentos, a otimização de recursos, o crescimento ...
    • Impacto da formação docente no exterior na coautoria internacional: estudo da produção científica da Universidade Federal de São Carlos indexada na Web of Science 

      Reis, José Eduardo dos; Sarvo, Denilson de Oliveira; Amaral, Roniberto Morato do; Faria, Leandro Innocentini Lopes de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 07/12/2021)
      Os estudos métricos sobre a internacionalização, em especial os indicadores de coautoria, apresentam desafios quanto à coleta, representatividade e confiabilidade de dados voltados à mensuração dos impactos da mobilidade ...
    • Incipiência da visualização de indicadores bibliométricos e altmétricos nos Repositórios Institucionais brasileiros 

      Reis, José Eduardo dos; Spinola, Adriana Tahereh Pereira; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 21/01/2017)
      Os Repositórios Institucionais apresentam significativo potencial como fontes de informação para a elaboração dos estudos métricos, visando à compreensão das dinâmicas da atividade científica institucional. Contudo, sinalizam ...
    • Desenvolvimento sustentável e a sociedade da informação: uma parceria natural? 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2000)
      Na forma de uma revisão da literatura, é examinada a hipótese de que o advento da chamada "sociedade pós industrial" ou "sociedade da informação" tem dado lugar a um período de atividade socioeconômico que representa uma ...
    • Designing intersections-designing subjectivity: feminist theory and praxis in a sex discrimination legislation system 

      Adam, Alison; Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      This paper looks at the intersections between feminist epistemology, feminist jurisprudence and research on artificial intelligence and the law. It is suggested that feminist theory highlights the role of subjectivity which ...
    • Comportamento de busca na internet: um estudo exploratório em salas comunitárias 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Abe, Veridiana (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2008)
      Estudo sobre o comportamento de busca de informação dos usuários das salas de Internet existentes em duas instituições numa cidade do interior do estado de São Paulo, que promovem o acesso gratuito à comunidade, assim ...
    • A participação dos usuários no desenvolvimento de sistemas de informação 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/1995)
      As abordagens tradicionais de design de sistemas de informação (SIs) computadorizados fundamentam-se em certos pressupostos técnicos que geralmente não englobam fatores sociais e psicológicos da organização na qual o novo ...
    • Redes para cooperação internacional: uma janela de oportunidade para os países recém industrializados? 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/1998)
      Aborda o papel das redes eletrônicas de informação e das redes inter-firmas, como fator determinante para maior integração e cooperação entre os países recém industrializados, à luz de pesquisas já desenvolvidas por ...
    • O uso de dados da Plataforma Lattes como fonte para inteligência acadêmica: análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas 

      Sarvo, Denilson de Oliveira; Lozano, Marisa Cubas; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2022)
      Objetivo: Desenvolver indicadores de Inteligência Acadêmica para o monitoramento de atores a partir de dados da produção científica disponíveis na Plataforma Lattes. Metodologia: Um estudo de caso empregando a bibliometria ...
    • Sem referências: o ChatGPT sob a perspectiva latouriana do duplo clique 

      Rodrigues Catalano, José Victor; Rossi Lorenzi, Bruno (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 26/05/2023)
      A Inteligência Artificial Generativa tem despertado grande interesse na população, e o ChatGPT é um exemplo notável desse fenômeno, devido à sua ampla cobertura midiática. Entretanto, ao analisarmos as ...