• Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2008)
      O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
    • A formação do educador reflexivo: um olhar sobre a construção de sua prática pedagógica 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/03/2000)
      A finalidade deste artigo, longe de apresentar “receitas prontas” para a reversão de intervenções pedagógicas sem planejamento, preocupa-se em problematizar a formação do educador do ponto de vista de suas proatividade ...
    • La formación del educador reflexivo: notas para la orientación de sus prácticas 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 01/09/2000)
      La práctica pedagógica es el termómetro que esclarece la realidad del aula, revelando inequívocamente la relación de compromiso (o la falta de él) del educador con sus estudiantes y con la educación. Nótese que no usé la ...
    • Texto, contexto e intertexto da autonomia universitária brasileira: do discurso legal à realidade necessária 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 11/01/2022)
      Este artigo desenvolve reflexões sobre a autonomia universitária e como ela está sendo entendida e interpretada do ponto de vista legal e de ponto de Vista acadêmico, de forma geral. O autor entende que a autonomia somente ...
    • Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação 

      Públio, Patrícia Lopes Ramos; Lima, Paulo Gomes; Caiado, Katia Regina Moreno (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2018)
      Este estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de ...
    • O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas 

      Lima, Paulo Gomes; Santos, Sandra Mendes dos (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/07/2007)
      Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no ...
    • Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 01/08/2000)
      A principal preocupação desse estudo é, através das reflexões nele contidas, apontar caminhos que poderão contribuir para que as nossas universidades, face à inevitável globalização, possam se instrumentalizar de forma ...