• A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      A ciência do melhoramento racial ou eugenia foi criada no final do século XIX por Francis Galton. Baseada no determinismo biológico, essa ciência popularizou-se entre a influente elite intelectual latino-americana, levando ...
    • Brazilian fascism and anti-semitism 

      Roitberg, Guilherme Prado; Silva, Mariana Bergo Damaso; Souza, Edson Guilherme de; Gomes, Luiz Roberto (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      O artigo aborda o tema do fascismo na contemporaneidade, a partir dos elementos do antissemitismo descritos por Adorno e Horkheimer em 1947 e por meio das evidências empíricas que marcam atualmente a adesão da sociedade ...
    • Expositions of “degenerate” art and music in Nazi Germany: reflections on totalitarian aesthetics and education 

      Roitberg, Guilherme Prado; Baptista, Fabiana Maria; Gomes, Luiz Roberto (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)
      During the Third Reich (1933-1945), Nazi intellectuals conceived the music and the plastic arts as elements that form moral values, which can corrupt education and compromise political and social life. From the theoretical ...
    • Crisis, end, or eclipse of reason? Max Horkheimer's Critical Theory contributions to an epistemology of eugenics 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 29/06/2022)
      This article investigates the epistemological foundations of Francis Galton's eugenics based on Max Horkheimer's Critical Theory. Grounded on a bibliographical research, we analyze the texts in which the English polymath ...