• Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2008)
      O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
    • A formação do educador reflexivo: um olhar sobre a construção de sua prática pedagógica 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/03/2000)
      A finalidade deste artigo, longe de apresentar “receitas prontas” para a reversão de intervenções pedagógicas sem planejamento, preocupa-se em problematizar a formação do educador do ponto de vista de suas proatividade ...
    • Neighborhood Impact Assessment an urban sustainability instrument: analysis in medium-sized cities in São Paulo, Brazil 

      Abreu, Emanoele Lima; Peres, Renata Bovo (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm, Câmpus São Carlos, 01/01/2022)
      The Neighborhood Impact Assessment (NIA) is an important instrument of the Brazilian Urban Policy enacted in the City Statute, Federal Law 10.257/2001. Considered by the national academic literature as a relevant instrument ...
    • A sociologia econômica nos Estados Unidos: principais autores, conceitos e debates 

      Jardim, Maria Chaves; Candido, Silvio Eduardo Alvarez (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 08/04/2019)
      O artigo revisa a literatura da sociologia econômica, área que alcançou rápida institucionalização a partir do diálogo crítico com a economia neoclássica. Considerando a importância que a área conquistou e a ausência de ...
    • Hipertensão arterial sistêmica como fator de risco para a forma grave da covid-19: revisão de escopo 

      Ribeiro, Ana Cristina; Uehara, Sílvia Carla da Silva André  (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf, Câmpus São Carlos, 10/01/2022)
      OBJETIVO: Identificar se a hipertensão arterial sistêmica se apresenta como um fator de risco para o agravamento da covid-19.MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de escopo, as buscas foram realizadas nas bases de dados Lilacs, ...
    • Crisis, end, or eclipse of reason? Max Horkheimer's Critical Theory contributions to an epistemology of eugenics 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 29/06/2022)
      This article investigates the epistemological foundations of Francis Galton's eugenics based on Max Horkheimer's Critical Theory. Grounded on a bibliographical research, we analyze the texts in which the English polymath ...
    • Gamification based learning activities in elementary Brazilian public school 

      Ferraz Júnior, Wilton Moreira; Martinelli, Suéllen Rodolfo; Santos, Carlos Henrique da Silva; Homem, Murillo Rodrigo Petrucelli (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/10/2020)
      This work presents an iterative method which is based on the serious games development in elementary and high school classes, focusing on the students and teachers experiences from Brazilian scholar reality. Furthermore, ...
    • A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos-SP (2001-2004) 

      Silva, Ana Paula Rodrigues da; Ferreira Junior, Amarilio (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/09/2010)
      O artigo propõe uma avaliação da política educacional implementada pelo primeiro governo do Partido dos Trabalhadores no município de São Carlos (SP), entre 2001 e 2004. Nesse período, o panorama educacional brasileiro já ...
    • Um ambiente de programação multiparadigma voltado à composição musical automática 

      Gonçalves Júnior, Clenio Batista; Homem, Murillo Rodrigo Petrucelli (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 25/02/2021)
      Na produção de software musical, existe uma forte dependência de fatores como linguagens de programação, paradigmas de raciocínio, bibliotecas, APIs e frameworks. Neste trabalho é apresentada a configuração de um ambiente ...
    • Fatores associados à não-realização de exame de fezes em uma população amazônica urbana (Mâncio Lima, Acre): implicações em saúde pública 

      Colleto, Luís Henrique Barros; Braga, Cássio Braga e; Delfino, Breno Matos; Araújo, Felipe Monteiro de; Arruda, Rayanne Alves de; Pacheco, João Vitor Coelho; da Silva-Nunes, Mônica (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 07/09/2022)
      As parasitoses intestinais ainda causam enfermidades na população, principalmente nas regiões menos favorecidas. Percebe-se certa resistência da população de regiões remotas do Brasil em realizar procedimentos médicos, ...
    • A educação eugenista latino-americana: correspondências entre os intelectuais brasileiros e argentinos nas décadas de 1920-1930 

      Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      A ciência do melhoramento racial ou eugenia foi criada no final do século XIX por Francis Galton. Baseada no determinismo biológico, essa ciência popularizou-se entre a influente elite intelectual latino-americana, levando ...
    • Brazilian fascism and anti-semitism 

      Roitberg, Guilherme Prado; Silva, Mariana Bergo Damaso; Souza, Edson Guilherme de; Gomes, Luiz Roberto (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      O artigo aborda o tema do fascismo na contemporaneidade, a partir dos elementos do antissemitismo descritos por Adorno e Horkheimer em 1947 e por meio das evidências empíricas que marcam atualmente a adesão da sociedade ...
    • The anti-authoritarian role of dystopias: reflections on Érico Veríssimo’s novel Incident in Antares 

      Roitberg, Guilherme Prado; Baptista, Fabiana Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2019)
      The aim of this article is to analyze the relevance of dystopias in the critique to authoritarianism present in the novel Incident in Antares written by Érico Veríssimo. After presenting the main characteristics of utopian ...
    • Letramentos e a educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): reflexões sobre a formação de cidadãos críticos na cultura digital 

      Bazilio, Ana Paula Matos; Cultri, Camila do Nascimento; Gomes, Verônica de Souza; Mill, Daniel Ribeiro Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Introdução: O presente artigo parte do seguinte princípio: como o letramento digital pode ser compatível com os pressupostos da educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)? A fim de responder os possíveis questionamentos ...
    • Inductive logic programming applied for knowledge representation in computer music 

      Gonçalves Júnior, Clenio Batista; Homem, Murillo Rodrigo Petrucelli (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/07/2021)
      In Computer Music, the knowledge representation process is an essential element for the development of systems. Methods have been applied to provide the computer with the ability to generate conclusions based on previously ...
    • Consumo de álcool durante a faculdade: coorte de estudantes de medicina da Universidade Federal do Acre 

      Lima, Ítalo Mendes; Souza, Raisa Peixoto de; Gonçalves, Elielton dos Santos; Anjos, Aldem Kelwin Oliveira dos; Neto, Vitor Bruno Miranda; Silva, Danielly Andressa; da Silva-Nunes, Mônica (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 07/09/2022)
      O álcool é a substância psicoativa mais consumida no mundo, sendo uma prática comum entre os estudantes universitários, constituindo, assim, um grave problema de saúde pública. Objetivos: estimar a prevalência consumo ...
    • Da luta pela terra ao reconhecimento: considerações sobre a trajetória das famílias assentadas no PDS Santa Helena e o acesso a políticas públicas 

      Khalil, Bárbara El; Carvalho, Joelson Gonçalves de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-ArPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPol, Câmpus São Carlos, 01/08/2019)
      A expansão do capitalismo no meio rural tem como consequência histórica o conflito entre o capital e as populações camponesas. Esse conflito se materializa, não somente, mas em grande parte, na luta pela terra e na dificuldade ...
    • Poder econômico e extraeconômico do agro latifundiário no Brasil 

      Carvalho, Joelson Gonçalves de; Molina, Wagner de Souza Leite; Cunha, Sebastião Ferreira da (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-ArPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 24/06/2022)
      A questão agrária brasileira é marcada pela subordinação da agricultura à lógica do capital, com sua tendência à concentração da propriedade da terra e dos meios de produção. Nas décadas mais recentes, a hegemonia do ...
    • Desinformação e as fake news: apontamentos sobre seu surgimento, detecção e formas de combate 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary; Santos, Tábita (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/2019)
      Este trabalho se propõe a apresentar os principais aspectos atuais sobre o fenômeno da desinformação (Fake News), utilizando como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo é compreender como ...
    • The science of racial improvement: historical considerations about Brasilian eugenic education 

      Roitberg, Guilherme Prado; Faggion, Melline Ortega (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Defined by Francis Galton (1822-1911) as the “science of racial improvement”, eugenics became popular among the influential Brazilian intellectual elite in the first decades of the Republic, aiming the biological-racial ...