Submissões recentes

  • A construção e desconstrução de capacidades estatais de controle do desmatamento da Amazônia do PPCDAm a Bolsonaro 

    Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Moura, Leonardo Halszuk Luiz de; Duarte, Ricardo Mello; Prieto, Juan Doblas (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA-So, Câmpus São Carlos, 29/12/2023)
    O artigo analisa a construção e a desconstrução de capacidades estatais federais de controle do desmatamento da Amazônia brasileira por meio da abordagem dos Campos de Ação Estratégicos (CAE). Entre 2004 e 2014, o ...
  • Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio 

    Fonseca, Aline Germano; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/04/2014)
    Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, ...
  • Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar 

    Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/12/2013)
    Este artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto ...
  • O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar 

    Farias, José Vilani de; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 15/03/2017)
    O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, ...
  • Estratégias de consagração e de valorização da matemática por meio da OBMEP 

    Souza Neto, João Alves de; Vilela, Denise Silva; Farias, José Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/05/2022)
    Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ...
  • Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia 

    Galizia, Fernando Stanzione; Biazolli, Caroline Carnielli; Vilela, Denise Silva; Carnio, Michel Pisa; Bretones, Paulo Sergio (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/05/2022)
    Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino ...
  • O pensamento da arte na Educação Matemática: a obra aberta de Athos Bulcão 

    Vilela, Denise Silva; Coury, Aline Fonseca; Rodrigues, Vânia Cristina da Silva; Molina, Natalia Stefany Guirelli (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/11/2021)
    Este artigo se baseia em uma Experiência Formativa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos, SP, num projeto que envolve Arte e Educação Matemática. O objetivo ...
  • Desenhando o campo da matemática: aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na Educação Matemática. 

    Vilela, Denise Silva; Farias, Jose Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2020)
    A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, ...
  • Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP: 

    Neto, João Alves de Souza; Vilela, Denise Silva; Farias, José Vilani de (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/08/2022)
    Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ...
  • Russell's Paradox: a historical study about the paradox in Frege's theories 

    Coury, Aline Germano Fonseca; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/06/2019)
    For over twenty years, Frege tried to find the foundations of arithmetic through logic, and by doing this, he attempted to establish the truth and certainty of the knowledge. However, when he believed his work was ...
  • Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística 

    Vilela, Denise Silva; Costa, Daniela Netto Scatolin (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 25/01/2017)
    Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela ...
  • Educação, hereditariedade e eugenia: o projeto educacional de Octavio Domingues (1926-1932) 

    Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2023)
    Octavio Domingues (1897-1972), professor, geneticista e diretor do periódico Boletim de Eugenia, é um intelectual ainda pouco estudado no campo da Educação, embora tenha publicado dezenas de artigos e livros sobre o tema. ...
  • Entre a divulgação científica e a eugenia tardia: rupturas e permanências na trajetória intelectual de Salvador de Toledo Piza Jr., 1898-1988 

    Roitberg, Guilherme Prado (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2023)
    O artigo analisa as rupturas e permanências do ideário eugênico na obra de Salvador de Toledo Piza Jr., professor e geneticista da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. A partir da pesquisa documental sobre ...
  • Cobalt(III)-py2en systems as potential carriers of β-ketoester-based ligands 

    Mello, Marcos Vinícius Palmeira de; Caballero, Ana Belen; Herrera-Ramírez, Piedad; Costa, Analu Rocha; Santana, Savyo Souza; Guedes, Guilherme Pereira; Caubet, Amparo; Batista, Alzir Azevedo; Gamez, Patrick; Lanznaster, Mauricio (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 02/08/2023)
    Two cobalt(III) complexes containing different β-ketoesters, namely [CoIII(L1)(py2en)](ClO4)2⋅H2O (1) and [CoIII(L2)(py2en)](ClO4)2 (2) (py2en = N,N′-bis(pyridin-2-ylmethyl)ethylenediamine; L1¡ = methylacetoacetate; L2¡ ...
  • A percepção pública da informação sobre os potenciais riscos dos transgênicos na cadeia alimentar 

    Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/04/2008)
    No atual contexto da introdução dos transgênicos na cadeia alimentar brasileira, apresentamos os resultados de estudo que empregou o método qualitativo de grupos focais para levantar as interpretações do público em relação ...
  • O público e a compreensão da informação nos rótulos de alimentos: o caso dos transgênicos 

    Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/07/2009)
    A rotulagem constitui uma importante interface da informação técno-científica com o público em geral. Apresentam-se resultados de um estudo cujo objetivo foi o exame dos hábitos de leitura dos rótulos dos alimentos por ...
  • A comunicação e compreensão da informação sobre riscos 

    Furnival, Ariadne Chloe Mary; Pinheiro, Sonia Maria; Oliveira Junior, José Carmo (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 01/04/2004)
    Situado dentro do contexto da sociedade de risco, como concebida pelos sociólogos Beck e Giddens, o texto explora teoricamente, a partir de uma revisão da literatura, aspectos da relação entre a informação comunicada sobre ...
  • Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo 

    Oliveira, Maria Paula Pires de; Figueiredo, Rodolfo Antônio de; Valdanha Neto, Diógenes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm, Câmpus São Carlos, 24/04/2023)
    O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A ...
  • Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior 

    Luchini, Thiago Corrêa (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 01/12/2021)
    O objetivo deste estudo foi investigar os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do ensino superior de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo, Brasil. ...
  • Sem referências: o ChatGPT sob a perspectiva latouriana do duplo clique 

    Rodrigues Catalano, José Victor; Rossi Lorenzi, Bruno (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 26/05/2023)
    A Inteligência Artificial Generativa tem despertado grande interesse na população, e o ChatGPT é um exemplo notável desse fenômeno, devido à sua ampla cobertura midiática. Entretanto, ao analisarmos as ...

Ver mais