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dc.contributor.authorSilva, Matheus Navi dos Santos
dc.date.accessioned2022-03-22T18:45:24Zeng
dc.date.available2022-03-22T18:45:24Zeng
dc.date.issued2021-11-10eng
dc.identifier.citationSILVA, Matheus Navi dos Santos. Uma proposta de ensino de astronomia observacional com o instrumento Projetor Estelar. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15728.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15728por
dc.description.abstractThe teaching of astronomy encompasses a wide range of concepts in its scope and is largely supported by educational instruments, as these allow for a better understanding and/or visualization of celestial phenomena. To complement this scenario, we indicate and discuss the educational possibilities of a new apparatus, which was developed by us and called Stellar Projector, which is composed of a set of electric motors that are automated and control the direction of a laser pointer. Based on the didactic potential of the apparatus, this work aims to develop didactic sequences aimed at non-formal education spaces, with a focus on observational astronomy. For this, we carried out a literature review to understand the area of astronomy teaching in Brazil, as well as an analysis of the main official documents that guide educational practices and the aspects that delimit the non-formal education spaces. To complement the process of observing the sky, we also use references from the history of science, seeking to make practices more humanized and establishing relationships between the cultural aspects of different peoples and astronomy. This theoretical study served as a basis for the elaboration of different educational practices that make up the didactic sequences. In the research methodology, we elucidated how the didactic sequences were made, which parameters and procedures were performed. We present in the didactic sequences the main concepts that can be explored by the Stellar Projector, such as dynamics of the celestial sphere, retrograde movement of the planets, ecliptic and movements of the Sun, phases of the Moon and constellations. In the final parts of this work we present an analysis of the practical tests carried out with the Stellar Projector and we make some considerations about developments and future projects that can be followed from this research.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de astronomiapor
dc.subjectEspaços não-formais de educaçãopor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectAstronomy educationeng
dc.subjectNon formal educationeng
dc.subjectTecnology of information and comunicationeng
dc.titleUma proposta de ensino de astronomia observacional com o instrumento Projetor Estelarpor
dc.title.alternativeA proposal for teaching observational astronomy with the Stellar Projector instrumenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho Neto, João Teles de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622059450756991por
dc.description.resumoO ensino de astronomia abrange uma grande gama de conceitos em seu escopo e é amplamente auxiliada com instrumentos educacionais, pois estes permitem compreender e/ou visualizar melhor os fenômenos celestes. Para complementar este cenário buscamos indicar e discutir as possibilidades educacionais de um novo aparato, que foi desenvolvido por nós e denominado de Projetor Estelar, o qual é composto por um conjunto de motores elétricos que são automatizados e controlam a direção de um apontador laser. A partir do potencial didático do aparato, este trabalho tem como objetivo desenvolver sequências didáticas voltadas para os Espaços Não-Formais de Educação, com um foco na astronomia observacional. Para isto, realizamos uma revisão de literatura para compreender a área de ensino de astronomia no Brasil, assim como uma análise dos principais documentos oficiais que orientam as práticas educacionais e os aspectos que delimitam os Espaços Não-Formais de Educação. Para complementar o processo de observação do céu também utilizamos dos referenciais da história da ciência, buscando tornar as práticas mais humanizadas e estabelecendo relações entre os aspectos culturais de diferentes povos com a astronomia. Este estudo teórico serviu como base para a elaboração de diferentes práticas educacionais que compõem as Sequências didáticas. Na metodologia de pesquisa elucidamos como foi realizada a confecção das Sequências didáticas, quais os parâmetros e procedimentos realizados. Apresentamos nas Sequências didáticas os principais conceitos que podem ser explorados pelo Projetor Estelar, como dinâmica da esfera celeste, movimento retrógrado dos planetas, eclíptica e movimentos do Sol, fases da Lua e constelações. Nas partes finais deste trabalho apresentamos uma análise dos testes práticos realizados com o Projetor Estelar e tecemos algumas considerações sobre desdobramentos e projetos futuros que podem ser seguidos a partir desta pesquisa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4248526337902160por


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