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dc.contributor.authorFerrari, Isadora Peresi
dc.date.accessioned2022-03-31T11:14:21Z
dc.date.available2022-03-31T11:14:21Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.identifier.citationFERRARI, Isadora Peresi. Treinamento em Análise Funcional Baseada em Tentativas para avaliação comportamental em sala comum. 2019. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15787.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15787
dc.description.abstractTrial-based Functional Analysis is an adapted procedure from traditional Functional Analysis methodology to be used among classroom activities. The idea is to investigate problem behavior’s function by experimentally arranging its antecedent and consequent events. Such arrangements verify if problem behavior is maintained by positive reinforcement in form of attention or access to favorite objects, negative reinforcement through escaping from academic demands, or automatic reinforcement by self-stimulation. The present study investigated to what extent literature empirically supports TBFA in regular classrooms through a literature review. It also conducted a second study to verify the effects of a training protocol over a Sign Language Teacher to conduct Trial-based Functional Analysis to assess problem behavior at regular classroom with death children. To do so, a training protocol was implemented in five phases: Initial evaluation, Pre-training + Baseline, Training and Post-training. The Training Program effects were observed by calculating and comparing procedural fidelity while the teacher was conducting the Trial-based FA at Baseline, Role-play, Post-training and Tracking 1, 2 and 3 phases. The Inter Observer Agreement was 80%. The overall results indicate that the Training helped to improve teachers’ repertoire to conduct Trial-based FA even when not all conditions have reached 100% of procedural fidelity. Literature review indicated that ethical and methodological aspects, as well as the lack of data from post evaluation impacts on the natural environment may not contribute to itsfeasibility of implementation. Data from teacher training showed that the teacher was able to conduct TBFA with high integrity and with few time trainings. However, training costs, application in regular classroom and the absence of teacher’s autonomy to conduct the assessment did not support TBFA implementation in regular Classroom. Discussions and future research suggestions are further presented.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectAnálise do comportamentopor
dc.subjectAnálise Funcional Baseada em Tentativaspor
dc.subjectProtocolo de treinamentopor
dc.subjectTreinamento de professorespor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectBehvior analysiseng
dc.subjectTrial-based Functional Analysiseng
dc.subjectTraining protocoleng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleTreinamento em Análise Funcional Baseada em Tentativas para avaliação comportamental em sala comumpor
dc.title.alternativeTrial-based Functional Analysis training for behavioral assessment at regular classroomeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoA Análise Funcional Baseada em Tentativas (TBFA) é uma adaptação dos procedimentos de Análise Funcional Experimental tradicionais para ser realizada entre as atividades de sala de aula, de modo a investigar a função de um comportamento-problema, arranjando experimentalmente seus antecedentes e consequentes. Tais arranjos verificam se o comportamento se mantém por reforçamento positivo (atenção e acesso a objetos prediletos), reforçamento negativo (fuga de demandas acadêmicas) ou reforçamento automático (autoestimulação). O presente estudo investigou em que medida a literatura oferece suporte empírico para aplicação de TBFA em sala de aula por meio de uma revisão bibliográfica. Em seguida, foi realizado um segundo estudo para verificar os efeitos de um protocolo de treinamento sobre as habilidades de uma professora intérprete de LIBRAS a conduzir TBFA em sala comum com alunos surdos. Para tanto, foram executados procedimentos em cinco fases: Levantamento Inicial, Pré-treino + Linha de Base, Treino e Pós-treino. As condições avaliadas em Linha de Base foram Atenção Dividida, Demanda e Tangível. A verificação da eficácia do treinamento foi feita por meio do cálculo e comparação da fidelidade na aplicação dos procedimentos durante a avaliação em Linha de Base, Role-play, Pós-treino e Sondagens 1, 2 e 3, seguida de uma análise comparando a quantidade de segmentos conduzidos corretamente. A concordância entre observadores foi de 80%. De modo geral, os resultados indicaram que o Treino aprimorou o repertório de aplicação de TBFA da professora, ainda que o desempenho não tenha sido de 100% de acertos em todas as condições. Os dados da revisão bibliográfica indicaram que aspectos éticos, metodológicos e impactos no ambiente após avaliação questionam sua real viabilidade de implementação. Dados do treinamento indicaram que a professora pode conduzir TBFA com alta fidelidade e pouco treinamento, porém, o custo de treinamento, aplicação em sala comum, e baixa autonomia de aplicação somados aos riscos para o aluno-alvo e seus pares diminui sua viabilidade de implementação. Também são apresentadas discussões e sugestões de pesquisas futuras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3553800803043857por


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