Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Antonio de Pádua Oliveira
dc.date.accessioned2022-04-07T20:38:07Z
dc.date.available2022-04-07T20:38:07Z
dc.date.issued2022-02-18
dc.identifier.citationCOSTA, Antonio de Pádua Oliveira. Currículo Paulista de História: distanciamentos e aproximações da concepção freireana de currículo a partir das categorias realidade concreta, diálogo e práxis. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15828.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15828
dc.description.abstractThis dissertation is a result of the research that had as main objective to analyze the Paulista Curriculum of History in the Elementary School stage in the light of Paulo Freire's pedagogy, seeking to identify distances and approximations of the Freirean conception of curriculum from the categories concrete reality, dialogue and praxis. The relevance of this research lies in the fact that the Currículo Paulista de História is a prescriptive document for the pedagogical practices developed in the classroom by teachers and students of the Public Education Network of the State of São Paulo. Through a qualitative approach, we resorted to bibliographic research and document analysis, establishing the Discursive Textual Analysis as a method of document analysis, aiming to understand how the consolidation of History as a school discipline took place from the process of constitution of its curricula and programs, what are the characteristics of the Traditional, Critical and Post-Critical curricula, the foundations of Paulo Freire's critical curriculum and what are the distances and approximations of the Paulista Curriculum of History, of the Freirean critical curriculum conception. For this understanding, we turn to the works of Bittencourt (2010), Abud (2004), Júnior (2013), Mathias (2011), Nadai (1993), Toledo (2005), Santos (2009), Fonseca (2003), Goodson (1997), Silva (2005), Sacristán (2013), Moreira and Tadeu (2011), Lopes and Macedo (2011), Moraes (2003), Lüdke and André (2018) and Chizzotti (2006). At the same time, we used the works Pedagogy of the Oppressed (2019), Extension or Communication? (2020) and Cultural Action for Freedom and other writings (2006) to support Freire's analytical categories concrete reality, dialogue and praxis. The main results of the research show that the Paulista Curriculum of History does not approach the conception of a critical Freirean curriculum, as it does not contemplate in a clear and objective way the categories concrete reality, dialogue and praxis, approaching more of a perspective of Traditional Curriculum, by acting as a guiding and prescriptive document of content and practices for students and teachers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículo Paulista de Históriapor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectRealidade concretapor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectPráxispor
dc.subjectPaulista Curriculum of Historyeng
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectConcrete realityeng
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectPraxiseng
dc.titleCurrículo Paulista de História: distanciamentos e aproximações da concepção freireana de currículo a partir das categorias realidade concreta, diálogo e práxispor
dc.title.alternativePaulista Curriculum of History: distances and approximations of the Freirean conception of curriculum from the categories concrete reality, dialogue and praxiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Torres, Juliana Rezende
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083345943491817por
dc.description.resumoEsta dissertação é decorrente da pesquisa que teve como principal objetivo analisar o Currículo Paulista de História na etapa do Ensino Fundamental à luz da pedagogia de Paulo Freire, buscando identificar distanciamentos e aproximações da concepção freireana de currículo a partir das categorias realidade concreta, diálogo e práxis. A relevância dessa pesquisa reside no fato de o Currículo Paulista de História ser um documento prescritivo para as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula por professores e alunos da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Por meio da abordagem qualitativa, recorremos à pesquisa bibliográfica e à análise documental, estabelecendo como método de análise do documento a Análise Textual Discursiva, visando compreender como se deu a consolidação da História como uma disciplina escolar a partir do processo de constituição dos seus currículos e programas, quais as características dos currículos Tradicional, Crítico e Pós-Crítico, os fundamentos do currículo crítico de Paulo Freire e quais os distanciamentos e aproximações do Currículo Paulista de História, da concepção de currículo crítico freireano. Para essa compreensão, recorremos aos trabalhos de Bittencourt (2010), Abud (2004), Júnior (2013), Mathias (2011), Nadai (1993), Toledo (2005), Santos (2009), Fonseca (2003), Goodson (1997), Silva (2005), Sacristán (2013), Moreira e Tadeu (2011), Lopes e Macedo (2011), Moraes (2003), Lüdke e André (2018) e Chizzotti (2006). Concomitantemente, utilizamos as obras Pedagogia do Oprimido (2019), Extensão ou Comunicação? (2020) e Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos (2006) para fundamentar as categorias analíticas freireanas realidade concreta, diálogo e práxis. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que o Currículo Paulista de História não se aproxima da concepção de currículo crítico freireano, ao não contemplar de maneira clara e objetiva as categorias realidade concreta, diálogo e práxis, aproximando-se mais de uma perspectiva de Currículo Tradicional, ao agir como um documento norteador e prescritivo de conteúdos e práticas para alunos e professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3775384294451761por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil