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dc.contributor.authorMelo, Arthur Taqueda
dc.date.accessioned2022-04-25T13:02:53Z
dc.date.available2022-04-25T13:02:53Z
dc.date.issued2022-04-14
dc.identifier.citationMELO, Arthur Taqueda. Análise de viabilidade econômica do emprego do bagaço de cana-de-açúcar como combustível na fabricação de suco de laranja. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15897.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15897
dc.description.abstractBrazil is the greatest orange juice producer in the world and while it has countless juice brands, it also is the greatest exporter of the product. Among the main orange juice processes the Not From Concentrate (NFC) and Frozen Concentrate Orange Juice (FCOJ) processes stand out. The NFC juice are made with less processing degree than the average, having less shelf life. In the recent years they have gained prominence due to the search of healthy habits. The FCOJ on the other hand have a greater shelf life and, due to concentration, are easily transported. The Estate of São Paulo is responsible for almost 70% of national harvest of the orange fruit, besides the great number of sugarcane power plants influences the boiler’s fuel choice. Nowadays, there is a preference for less pollutant fuels that are economically viable and considering this tendency this paper looks forward to evaluate the substitution of two fuels, natural gas and wood chips, used and both indicated processes, for sugarcane bagasse, a largely available input in the region. This work is based in literature data and boiler and generator process simulations. From the results it was possible to conclude that replacing natural gas with sugarcane bagasse not only is economically viable, having a difference of 0,346 R$/kwh in cost, with total cost reduction of 84,43%, as it is ambiently recommendable. Little can be concluded in wood chips and bagasse comparison.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessamento de suco de laranjapor
dc.subjectBagaço de canapor
dc.subjectCombustíveis renováveispor
dc.subjectSimulação de processospor
dc.subjectViabilidade econômicapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectOrange juice processingeng
dc.subjectSugarcane bagasseeng
dc.subjectRenewable fuelseng
dc.subjectProcess simulationeng
dc.subjectEconomic viabilityeng
dc.subjectEnviromenteng
dc.titleAnálise de viabilidade econômica do emprego do bagaço de cana-de-açúcar como combustível na fabricação de suco de laranjapor
dc.title.alternativeEconomic feasibility analysis of the use of sugarcane bagasse as fuel in the manufacture of orange juiceeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lima, Alice Medeiros de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0038936541518854por
dc.description.resumoO Brasil é o maior produtor de sucos de laranja do mundo e tem em seu mercado inúmeras marcas de suco além de ser um dos maiores exportadores. Dentre os principais processos de produção de suco de laranja destacam-se os sucos integrais e os concentrados. Os sucos integrais também conhecidos como not from concentrate (NFC), são sucos com menor grau de processamento e consequentemente menor tempo de vida nas prateleiras que ganharam um destaque maior nos últimos anos devido a procura por hábitos mais saudáveis. Já os sucos concentrados são também conhecidos como Frozen Concentrate Orange Juice (FCOJ), são sucos com maior validade e, por serem concentrados, de mais fácil exportação. O Estado de São Paulo é responsável por cerca de 70% da safra nacional de laranjas, além disso a presença de diversas usinas sucroalcooleiras acarreta possíveis mudanças na escolha do combustível utilizado nas caldeiras. Atualmente, há no mundo uma busca por combustíveis menos poluentes que sejam economicamente viáveis e levando em consideração essa tendência buscou-se com esse trabalho avaliar a substituição de dois combustíveis, o gás natural e o cavaco utilizados em cada um dos processos indicados por bagaço de cana, que é um insumo muito encontrado na região, utilizando como metodologia dados da literatura e simulação do processo realizado nas caldeiras e turbogeradores. A partir dos resultados foi possível concluir que a substituição do gás natural pelo bagaço de cana é, não só economicamente viável, havendo uma diferença de 0,346 R$/kwh no custo, sendo 84,43% de economia no total, como ambientalmente aconselhável. Pouco pode-se concluir na comparação com o cavaco de eucalipto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3513981530911571por
dc.publisher.courseEngenharia Química - EQpor


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