Show simple item record

dc.contributor.authorGuarino, Valentina de Oliveira
dc.date.accessioned2022-05-04T17:04:59Z
dc.date.available2022-05-04T17:04:59Z
dc.date.issued2022-04-12
dc.identifier.citationGUARINO, Valentina de Oliveira. Análise de risco no transporte rodoviário de combustíveis líquidos no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16004.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16004
dc.description.abstractDistribution of liquid fuels is mainly done by roadways across Brazilian territory. Transported volumes increase every year, and the responsibility of those involved in this logistic process grows proportionally, since fuels are hazardous products that offer great risk to the environment and society if handled incorrectly. Brazil’s legislation towards road transport of hazardous products is extremely rigorous and interconnected to environmental legislation, since potential damage related to this activity is immense. With that said, previous risk analysis is extremely important in order to act preventiously to avoid potential environmental acidentes with high possible risk. This work will deal with the use of some methodologies and tools that help in the identification and subsequent analysis of risks. In this case, the HAZOP Analysis, the Risk Matrix, the LOPA Analysis and the ALOHA software will be detailed, applied in a real case and from the results obtained, the effectiveness and better applicability for each of the methodologies and tools used will be analyzed. The use of those metodologies allows for identification and priorization of the main bottlenecks in the development of solutions and improvements towards making roadways liquid fuels distribution safer for all those involved.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de riscopor
dc.subjectCombustível líquidopor
dc.subjectMatriz de riscopor
dc.subjectLiquid fueleng
dc.subjectRisk analysiseng
dc.titleAnálise de risco no transporte rodoviário de combustíveis líquidos no Brasilpor
dc.title.alternativeRisk analysis in road transport of liquid fuel in Brazileng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Béttega, Vádila Giovana Guerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0752059622240208por
dc.description.resumoO transporte de combustíveis líquidos é feito de forma majoritária através do modal rodoviário por todo o território brasileiro. Os volumes transportados aumentam anualmente e, proporcionalmente a isto, cresce também a responsabilidade dos atores deste processo logístico, visto que os combustíveis são produtos perigosos e que oferecem grande risco ao meio ambiente e a sociedade se manuseados de forma incorreta. A legislação do transporte rodoviário de produtos perigosos no Brasil é extremamente rigorosa e, esta, se interconecta com as legislações ambientais, já que os danos potenciais associados a essa atividade são muito grandes. Por isso, é de extrema importância a análise prévia dos riscos que fazem parte desse processo, para tornar possível a atuação de forma preventiva a fim de evitar acidentes ambientais com alto risco potencial associado. Este trabalho irá tratar da utilização de algumas metodologias e ferramentas que auxiliam na identificação e posterior análise de riscos. No caso, a Análise HAZOP, a Matriz de Risco, a Análise LOPA e o software ALOHA serão detalhados, aplicados em um caso real e a partir dos resultados obtidos serão analisadas a efetividade e melhor aplicabilidade para cada uma das metodologias e ferramentas utilizadas. O uso dessas metodologias permite a identificação e priorização dos principais gargalos no processo afim do desenvolvimento de soluções e/ou melhorias no intuito de tornar o transporte de combustíveis cada vez mais seguro para todos os agentes envolvidos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1834294413526981por
dc.publisher.courseEngenharia Química - EQpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil