Show simple item record

dc.contributor.authorToni, Gabriela Michelan de
dc.date.accessioned2022-05-04T20:02:29Z
dc.date.available2022-05-04T20:02:29Z
dc.date.issued2022-04-14
dc.identifier.citationTONI, Gabriela Michelan de. A educação de meninas em três atos: um estudo sobre as configurações sociais da feminilidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16019.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16019
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the factors that build and support a model of education for girls, which is indicated to be supported by socially diffused patterns of femininity. The investigation was based on the analysis of three books that are directed to girls, and that portrays their education in a certain historical moment, namely: As Meninas Exemplares by Condessa de Ségur; The Great Big Glorious Book for Girls by Rosemary Davidson and Sarah Vine and As Meninas by Lygia Fagundes Telles. The analysis was made from the intersection of gender and sexuality studies with childhood studies that problematizes childhood as a sociological construction. As a result, the main models and ideals that refer to girls' education were pointed out, questioning the way in which these assumptions can/should be revised and reinterpreted in contemporary times.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeninaspor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectFeminilidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInfânciapor
dc.titleA educação de meninas em três atos: um estudo sobre as configurações sociais da feminilidadepor
dc.title.alternativeL'éducation des filles en trois actes : une étude sur les configurations sociales de la féminitéfre
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Moruzzi, Andrea Braga
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1502374705668286por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como finalidade investigar os fatores que constroem e fundamentam um modelo de educação para meninas, o qual se aponta ter como suporte os padrões de feminilidade difundidos socialmente. A investigação se pautou na análise de três livros que são direcionados às meninas, e que retratam sua educação em um determinado momento histórico, sendo eles: As Meninas Exemplares de Condessa de Ségur; O Maravilhoso Livro das Meninas de Rosemary Davidson e Sarah Vine e As Meninas de Lygia Fagundes Telles. A análise foi feita a partir da intersecção dos estudos de gênero e sexualidade com os estudos da infância que problematizam a infância como construção sociológica. Como resultado, foram pontuados os principais modelos e ideais que referenciam a educação das meninas, problematizando a maneira pela qual estes pressupostos podem/devem ser revisados e ressignificados na contemporaneidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId2019/25780-5por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0486451192141013por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil