dc.contributor.author | Marim, Tony Emerson | |
dc.date.accessioned | 2022-05-07T00:45:13Z | |
dc.date.available | 2022-05-07T00:45:13Z | |
dc.date.issued | 2022-02-20 | |
dc.identifier.citation | MARIM, Tony Emerson. Produção de histórias em quadrinhos on-line: uma poderosa ferramenta no auxílio à aprendizagem no ambiente escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16075. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16075 | |
dc.description.abstract | The presented paper intends to investigate the main specificities of the languages
adopted in comics and how they act when connecting the student during the reading with
several human feelings, as fun or as an object of emotion, thus becoming a strong ally to
teaching in the formation of readers. Based on this premise, a qualitative research was
established based on keywords, where it was possible to establish the state of the art. With
the methodology established, the work aims to present the many ways to identify concepts
and specificities that are adopted in the sequential art, enabling to contribute to the
possibility of application and development of a project of construction of comics,
prepared in the classroom. Besides learning how the stories should be established so that
the reading is fluid, the help of technology should also be addressed for the elaboration
of framing and sequence, thus enabling the students of a class to make an authorial comic
book, thus making them idealizers of their ideas. This work has the interest of contributing
directly to the formation of new readers, to demonstrate the enormous contribution that
comics bring to education, to inform the teacher of the necessary rules for the elaboration
of activities, to update the teacher about the technologies that can help him/her, and to
enable new discussions about the approached theme. All the content presented has as a
result a practice that can be developed in future projects, thus remaining as a suggestion
for future projects focused on education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | História em quadrinhos | por |
dc.subject | Quadrinhos on-line | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Comics | eng |
dc.subject | Web-comics | eng |
dc.title | Produção de histórias em quadrinhos on-line: uma poderosa ferramenta no auxílio à aprendizagem no ambiente escolar | por |
dc.title.alternative | Online comic story production: a powerful tool to aid to learning in the school environment | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Maria Iolanda | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4189205834370563 | por |
dc.description.resumo | O trabalho apresentado visa investigar as principais especificidades das
linguagens adotadas nas histórias em quadrinhos e como se dá sua atuação ao conectar o
estudante durante a leitura com diversos sentimentos humanos, como divertimento ou
objeto de comoção, tornando-se assim um forte aliado à docência na formação de leitores.
Partindo dessa premissa, fora estabelecido uma pesquisa qualitativa a partir das palavras chave, onde foi possível estabelecer o estado da arte. Com a metodologia estabelecida o
trabalho tem como objetivo apresentar as muitas formas de identificar conceitos e
especificidades que são adotadas na arte sequencial, possibilitando contribuir para a
possibilidade de aplicação e desenvolvimento de um projeto de construção de história em
quadrinhos, elaboradas em sala de aula. Além do aprendizado de como deve ser
estabelecido as histórias de forma que a leitura seja fluída, deve ser abordado também o
auxílio da tecnologia para a elaboração de enquadramento e da sequência, possibilitando
assim que os alunos de uma turma possam realizar uma História em Quadrinhos (HQ)
autoral, tornando-os assim idealizadores de suas ideias. Esse trabalho tem o interesse em
contribuir de forma direta a formação de novos leitores, demonstrar a enorme
contribuição que as histórias em quadrinhas trazem para a educação, informar o professor
das regras necessárias na elaboração de atividades, atualizar o professor quanto as
tecnologias que podem o auxiliar e possibilitar novas discussões sobre a temática
abordada. Todo conteúdo apresentado tem com resultado uma prática que pode ser
desenvolvida em projetos futuros, ficando assim como sugestão para futuros projetos
voltados à educação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2215850363897403 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedLN | por |