Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarim, Tony Emerson
dc.date.accessioned2022-05-07T00:45:13Z
dc.date.available2022-05-07T00:45:13Z
dc.date.issued2022-02-20
dc.identifier.citationMARIM, Tony Emerson. Produção de histórias em quadrinhos on-line: uma poderosa ferramenta no auxílio à aprendizagem no ambiente escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16075.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16075
dc.description.abstractThe presented paper intends to investigate the main specificities of the languages adopted in comics and how they act when connecting the student during the reading with several human feelings, as fun or as an object of emotion, thus becoming a strong ally to teaching in the formation of readers. Based on this premise, a qualitative research was established based on keywords, where it was possible to establish the state of the art. With the methodology established, the work aims to present the many ways to identify concepts and specificities that are adopted in the sequential art, enabling to contribute to the possibility of application and development of a project of construction of comics, prepared in the classroom. Besides learning how the stories should be established so that the reading is fluid, the help of technology should also be addressed for the elaboration of framing and sequence, thus enabling the students of a class to make an authorial comic book, thus making them idealizers of their ideas. This work has the interest of contributing directly to the formation of new readers, to demonstrate the enormous contribution that comics bring to education, to inform the teacher of the necessary rules for the elaboration of activities, to update the teacher about the technologies that can help him/her, and to enable new discussions about the approached theme. All the content presented has as a result a practice that can be developed in future projects, thus remaining as a suggestion for future projects focused on education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória em quadrinhospor
dc.subjectQuadrinhos on-linepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectComicseng
dc.subjectWeb-comicseng
dc.titleProdução de histórias em quadrinhos on-line: uma poderosa ferramenta no auxílio à aprendizagem no ambiente escolarpor
dc.title.alternativeOnline comic story production: a powerful tool to aid to learning in the school environmenteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Maria Iolanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189205834370563por
dc.description.resumoO trabalho apresentado visa investigar as principais especificidades das linguagens adotadas nas histórias em quadrinhos e como se dá sua atuação ao conectar o estudante durante a leitura com diversos sentimentos humanos, como divertimento ou objeto de comoção, tornando-se assim um forte aliado à docência na formação de leitores. Partindo dessa premissa, fora estabelecido uma pesquisa qualitativa a partir das palavras chave, onde foi possível estabelecer o estado da arte. Com a metodologia estabelecida o trabalho tem como objetivo apresentar as muitas formas de identificar conceitos e especificidades que são adotadas na arte sequencial, possibilitando contribuir para a possibilidade de aplicação e desenvolvimento de um projeto de construção de história em quadrinhos, elaboradas em sala de aula. Além do aprendizado de como deve ser estabelecido as histórias de forma que a leitura seja fluída, deve ser abordado também o auxílio da tecnologia para a elaboração de enquadramento e da sequência, possibilitando assim que os alunos de uma turma possam realizar uma História em Quadrinhos (HQ) autoral, tornando-os assim idealizadores de suas ideias. Esse trabalho tem o interesse em contribuir de forma direta a formação de novos leitores, demonstrar a enorme contribuição que as histórias em quadrinhas trazem para a educação, informar o professor das regras necessárias na elaboração de atividades, atualizar o professor quanto as tecnologias que podem o auxiliar e possibilitar novas discussões sobre a temática abordada. Todo conteúdo apresentado tem com resultado uma prática que pode ser desenvolvida em projetos futuros, ficando assim como sugestão para futuros projetos voltados à educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2215850363897403por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLNpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil