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dc.contributor.authorMacedo, Sarah Rodrigues do Prado
dc.date.accessioned2022-05-07T00:54:56Z
dc.date.available2022-05-07T00:54:56Z
dc.date.issued2022-04-12
dc.identifier.citationMACEDO, Sarah Rodrigues do Prado. A contribuição dos contos de fada para a aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16077.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16077
dc.description.abstractThe present research is a course conclusion work, presented to the Degree in Pedagogy, being carried out under the guidance of Professor Dr. Maria Yolanda Monteiro. The main objective of the work is to discuss about the contributions of fairy tales to the acquisition of the reading and writing process, and also the development of children's orality. Thus, the specific objectives of the research are: to discuss what children's literature is; present the importance of fairy tales for reading and writing practices and for the development of orality; understand the contributions of fairy tales to the formation of a good reader and writer; and to identify skills and contents present in the National Curricular Common Base (BNCC) with regard to children's literature. It consists of a bibliographical and exploratory research that was developed through qualitative analysis of selected articles through the Sucupira platform of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), having as classification criteria magazines that are at level B2, of the quadrennium 2013 to 2016, articles referring to fairy tales were analyzed, seeking to understand how this theme is presented in articles and dissertations and the connection between literacy and literacy practices and fairy tales in the early years of elementary school . As theoretical references, the concepts presented by Professor Magda Soares were used, which are conceptions that discuss the unity of literacy and literacy processes and, also, the ideas of Bakhtin who understands that discourse only makes sense in the communication of the subject, that is conceived in a social context. Thus, it is considered that, from elementary school, the focus of pedagogical work should be the literacy and literacy process that can be given from the use of literature. In this context, the BNCC (BRASIL, 2017) guides the educator to use classic and contemporary children's literature to develop from reading and writing a critical reading of the world and its reality. Based on this assumption, it focused on emphasizing the relevance of fairy tales’ literature in the processes of reading and writing acquisition in the first years of elementary school, pointing out the need to use children's literature in teaching practice, contributing to the enrichment of the educational process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContos de Fadaspor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subjectFairy Taleseng
dc.subjectReading instructioneng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.titleA contribuição dos contos de fada para a aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe contribution of fairy tales to the acquisition of reading and writing in the early years of elementary schooleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Maria Iolanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189205834370563por
dc.description.resumoA presente pesquisa é um trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia, sendo realizado sob a orientação da professora Dra. Maria Iolanda Monteiro. O objetivo principal do trabalho é discutir acerca das contribuições dos contos de fadas para a aquisição do processo de leitura e escrita, e também o desenvolvimento da oralidade infantil. Desta forma, os objetivos específicos da pesquisa são: discorrer acerca do que é a literatura infantil; apresentar a importância dos contos de fadas para as práticas de leitura, escrita e para o desenvolvimento da oralidade; compreender as contribuições dos contos de fadas para a formação de um bom leitor e escritor; e identificar habilidades e conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere à literatura infantil. Constitui-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que foi desenvolvida através de análises qualitativas de artigos selecionados através da plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como critério de classificação revistas que se encontram no nível B2, do quadriênio 2013 a 2016, analisaram-se os artigos referentes aos contos de fadas, buscando compreender acerca de como essa temática é apresentada nos artigos e dissertações e a ligação entre as práticas da alfabetização e letramento e os contos de fadas nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Utilizaram-se, como referenciais teóricos, os conceitos apresentados pela professora Magda Soares, que são concepções que discutem a unidade dos processos de alfabetização e letramento e, também, as ideias de Bakhtin que compreende que o discurso só tem sentido na comunicação do sujeito, que é concebida em um contexto social. Assim, considera-se que, a partir do Ensino Fundamental, o foco do trabalho pedagógico deve ser o processo de alfabetização e letramento que pode ser dar a partir do uso da literatura. Nesse contexto, a BNCC (BRASIL, 2017) orienta que o educador se utilize das literaturas infantis clássicas e contemporânea para desenvolver a partir do ler e escrever uma leitura crítica do mundo e de sua realidade. Partindo desse pressuposto, focou-se em ressaltar a relevância da literatura dos contos de fada nos processos de aquisição da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental, apontando a necessidade da utilização da literatura infantil na prática docente, contribuindo para o enriquecimento do processo educativo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3581039286696929por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


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