dc.contributor.author | Cavallari, Bianca Lacerda | |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T12:03:08Z | |
dc.date.available | 2022-05-10T12:03:08Z | |
dc.date.issued | 2022-04-08 | |
dc.identifier.citation | CAVALLARI, Bianca Lacerda. A percepção de moradores da região de Sorocaba sobre plantas frutíferas e a relação com o ensino de botânica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16100. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16100 | |
dc.description.abstract | Plants and humans have been connected since the start of our human evolution, since its first
use in meals, which culminated in the domestication of many vegetable species until the
present date, when plants are used by mankind in various ways. Even though they have such
an important role in the life of humans, what makes them so uninteresting to students?
Theory-dense classes with contents disconnected from the student reality and the absence of
science labs are only some of the points observed in studies about the matter. To understand a
bit better the relation between human beings and plants, a questionnaire was created, which
was presented to the citizens of the Sorocaba metropolitan region with the goal to observe if it
would be possible to identify plant species without the presence of their fruit. The
questionnaire also contained questions about the environment the person lived in and how
was their relationship with plants during their childhood. Those that had the least correct
answers were also those who said to have no contact with plants in their day-to-day life and
also remembered a low number of botany topics from their school years. The opposite was
also true. These results can be explained by the growth of plant blindness in our society. The
plant blind person cannot identify plants around them as nothing more than decoration instead
of living organisms that provide so much to humans. To fight plant blindness, it is important
to diversify botany classes utilizing more practical lessons and experiments and introducing
botanical topics since the first years of schooling. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cegueira Botânica | por |
dc.subject | Plantas | por |
dc.subject | Ensino de Botânica | por |
dc.subject | Identificação de Plantas | por |
dc.subject | Plant Blindness | eng |
dc.subject | Plant | eng |
dc.subject | Botany | eng |
dc.subject | Teaching Botany | eng |
dc.subject | Plant Identification | eng |
dc.title | A percepção de moradores da região de Sorocaba sobre plantas frutíferas e a relação com o ensino de botânica | por |
dc.title.alternative | The perception of residents of the region of Sorocaba about angiosperm plants and the relationship with the teaching of botany | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souto, Leticia Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9284280370140756 | por |
dc.description.resumo | As plantas e os seres humanos estão conectados desde o começo da evolução humana, desde
a utilização na alimentação, que culminou na domesticação de muitas espécies vegetais até os
tempos atuais, em que as plantas são usadas pelos homens de formas variadas. Mesmo elas
tendo um papel tão importante na vida dos seres humanos, o que faz delas tão desinteressantes
para os alunos? Aulas demasiadamente teóricas com conteúdo desconexo da realidade do
aluno e a falta do laboratório de ciências são somente alguns dos pontos levantados em
trabalhos sobre o assunto. Para entender um pouco melhor a relação entre os seres humanos e
as plantas, foi elaborado um questionário, que foi apresentado aos moradores da região
metropolitana de Sorocaba com o objetivo de observar se seria possível identificar espécies de
plantas sem a presença de seu fruto. O questionário também continha questões sobre o meio
ambiente em que a pessoa vivia e como tinha sido sua relação com as plantas na infância.
Aqueles que tiveram menos acertos foram também aqueles que disseram não ter contato com
as plantas no seu dia-a-dia, e também lembravam de aprender poucos dos tópicos de botânica
durante seu ensino básico. O contrário também foi verdadeiro. Esses resultados podem ser
justificados pela presença de um fenômeno denominado cegueira botânica em nossa
sociedade. A pessoa com cegueira botânica não consegue identificar as plantas em sua volta
como uma simples decoração em vez de um ser vivo que proporciona tantos bens para os
humanos. Para combater a cegueira botânica, é importante a diversificação das aulas de
botânica, utilizando de mais aulas práticas e experimentos e a apresentação do conteúdo desde
de os primeiros anos de estudo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::TAXONOMIA VEGETAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0558828152726805 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |