Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCavallari, Bianca Lacerda
dc.date.accessioned2022-05-10T12:03:08Z
dc.date.available2022-05-10T12:03:08Z
dc.date.issued2022-04-08
dc.identifier.citationCAVALLARI, Bianca Lacerda. A percepção de moradores da região de Sorocaba sobre plantas frutíferas e a relação com o ensino de botânica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16100.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16100
dc.description.abstractPlants and humans have been connected since the start of our human evolution, since its first use in meals, which culminated in the domestication of many vegetable species until the present date, when plants are used by mankind in various ways. Even though they have such an important role in the life of humans, what makes them so uninteresting to students? Theory-dense classes with contents disconnected from the student reality and the absence of science labs are only some of the points observed in studies about the matter. To understand a bit better the relation between human beings and plants, a questionnaire was created, which was presented to the citizens of the Sorocaba metropolitan region with the goal to observe if it would be possible to identify plant species without the presence of their fruit. The questionnaire also contained questions about the environment the person lived in and how was their relationship with plants during their childhood. Those that had the least correct answers were also those who said to have no contact with plants in their day-to-day life and also remembered a low number of botany topics from their school years. The opposite was also true. These results can be explained by the growth of plant blindness in our society. The plant blind person cannot identify plants around them as nothing more than decoration instead of living organisms that provide so much to humans. To fight plant blindness, it is important to diversify botany classes utilizing more practical lessons and experiments and introducing botanical topics since the first years of schooling.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCegueira Botânicapor
dc.subjectPlantaspor
dc.subjectEnsino de Botânicapor
dc.subjectIdentificação de Plantaspor
dc.subjectPlant Blindnesseng
dc.subjectPlanteng
dc.subjectBotanyeng
dc.subjectTeaching Botanyeng
dc.subjectPlant Identificationeng
dc.titleA percepção de moradores da região de Sorocaba sobre plantas frutíferas e a relação com o ensino de botânicapor
dc.title.alternativeThe perception of residents of the region of Sorocaba about angiosperm plants and the relationship with the teaching of botanyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souto, Leticia Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9284280370140756por
dc.description.resumoAs plantas e os seres humanos estão conectados desde o começo da evolução humana, desde a utilização na alimentação, que culminou na domesticação de muitas espécies vegetais até os tempos atuais, em que as plantas são usadas pelos homens de formas variadas. Mesmo elas tendo um papel tão importante na vida dos seres humanos, o que faz delas tão desinteressantes para os alunos? Aulas demasiadamente teóricas com conteúdo desconexo da realidade do aluno e a falta do laboratório de ciências são somente alguns dos pontos levantados em trabalhos sobre o assunto. Para entender um pouco melhor a relação entre os seres humanos e as plantas, foi elaborado um questionário, que foi apresentado aos moradores da região metropolitana de Sorocaba com o objetivo de observar se seria possível identificar espécies de plantas sem a presença de seu fruto. O questionário também continha questões sobre o meio ambiente em que a pessoa vivia e como tinha sido sua relação com as plantas na infância. Aqueles que tiveram menos acertos foram também aqueles que disseram não ter contato com as plantas no seu dia-a-dia, e também lembravam de aprender poucos dos tópicos de botânica durante seu ensino básico. O contrário também foi verdadeiro. Esses resultados podem ser justificados pela presença de um fenômeno denominado cegueira botânica em nossa sociedade. A pessoa com cegueira botânica não consegue identificar as plantas em sua volta como uma simples decoração em vez de um ser vivo que proporciona tantos bens para os humanos. Para combater a cegueira botânica, é importante a diversificação das aulas de botânica, utilizando de mais aulas práticas e experimentos e a apresentação do conteúdo desde de os primeiros anos de estudo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::TAXONOMIA VEGETALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0558828152726805por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil