Show simple item record

dc.contributor.authorBaptista, Isabela Maria Melle
dc.date.accessioned2022-05-26T19:06:23Z
dc.date.available2022-05-26T19:06:23Z
dc.date.issued2022-04-25
dc.identifier.citationBAPTISTA, Isabela Maria Melle. Estudo de ferramentas estatísticas para a análise de itens em relatórios pedagógicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16195.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16195
dc.description.abstractThis degree final monograph the analysis of math items in pedagogical reports of external evaluations. In this direction, it is pointed out in the literature that math teachers have difficulties in interpreting and in making such reports. Aiming to fill this gap and in a qualitative-quantitative perspective, this work approaches, from a theoretical point of view, the main tools of educational assessment and the Classical Test Theory (TCT) present in official government reports. From a practical point of view, this work interpreted the 2017 SAEB Report with regard to the analysis of math items. In order to facilitate the calculation of statistical coefficients by teachers/managers, dynamic electronic spreadsheets that calculate certain TCT indices were implemented. Last, a case study is carried out with ENEM Mathematics items from the 2019 edition, in which, from a random sample of responses, the worksheet was applied and some items analyzed.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectTeoria clássica de testespor
dc.subjectRelatórios do SAEBpor
dc.titleEstudo de ferramentas estatísticas para a análise de itens em relatórios pedagógicospor
dc.title.alternativeA study of statistical tools for item analysis in pedagogical reportseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Piton-Gonçalves, Jean
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6280496667549925por
dc.description.resumoA presente monografia aborda sobre a análise de itens de Matemática em Relatórios Pedagógicos em avaliações externas. Nessa direção, é apontada na literatura que professores de matemática apresentam dificuldades na interpretação e elaboração de tais relatórios. Visando preencher esta lacuna e em uma perspectiva quali-quantitativa, este trabalho aborda, do ponto de vista teórico, as principais ferramentas da avaliação educacional e da Teoria Clássica de Testes (TCT) presentes nos relatórios oficiais governamentais. Do ponto de vista prático, esta monografia interpretou o Relatório do SAEB 2017 no que se refere a análise de itens de matemática. Visando facilitar o cálculo de coeficientes estatísticos por parte de professores/gestores, foram implementadas planilhas eletrônicas dinâmicas que calculam determinados índices da TCT. No final, é conduzido um estudo de caso com itens de Matemática do ENEM da edição 2019, em que a partir de uma amostra aleatória de resposta daquela prova de Matemática, a planilha foi aplicada e alguns itens analisados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7250198953829372por
dc.publisher.courseMatemática - MLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil