Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Lucas Parreira da
dc.date.accessioned2022-06-10T12:42:17Z
dc.date.available2022-06-10T12:42:17Z
dc.date.issued2022-04-20
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Parreira da. Empreendedorismo e universidade: uma análise das competências empreendedoras em estudantes do curso de engenharia de materiais da UFSCar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16268.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16268
dc.description.abstractThis research aims to understand the scenario of entrepreneurship among students of the materials engineering course at the Federal University of São Carlos. For this, a bibliographic and empirical research was carried out, through the elaboration of a questionnaire to be answered by students and graduates of the course who had started their studies between 2009 and 2019. In addition, statistical techniques were used to read the data and produce inferences that could answer the question: What is the role of the university in the preparation and aid for the development of entrepreneurial skills in its undergraduate students? It is known that the current scenario increases the requirements for qualified professionals, able to deal with the constant economic and social challenges, and that present entrepreneurial and innovation characteristics. In this sense, the guidelines of higher education have placed these points as objectives to be achieved in the courses. However, only this mention in official documents is not sufficient to achieve these goals, and it is necessary to evaluate, in practice, whether this has occurred, and by what means. Thus, this research has relevance because it is an attempt to analyze the effectiveness of the formative objectives in a specific space, of the materials engineering course of UFSCar. There was an advance in the acquisition of entrepreneurial capacities of students, despite the existence of challenges still to be overcome within the university.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectCapacidades empreendedoraspor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectEngenharia de materiaispor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectEntrepreneurial skillseng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectMaterials engineereng
dc.titleEmpreendedorismo e universidade: uma análise das competências empreendedoras em estudantes do curso de engenharia de materiais da UFSCarpor
dc.title.alternativeEntrepreneurship and university: an analysis of entrepreneurial skills in students of the materials engineering course at UFSCareng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Costa, Lidiane Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246109223926480por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Bráulio Salumão de
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender o cenário do empreendedorismo entre os estudantes do curso de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e empírica, através da elaboração de questionário a ser respondido por estudantes e egressos do curso que tivessem iniciado sua formação entre os anos de 2009 e 2019, como mecanismo de consulta. Além disso, foram empregadas técnicas estatísticas para interpretação dos dados e produção de inferências que pudessem responder à pergunta: Qual o papel da universidade na preparação e auxílio para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras em seus graduandos? Sabe-se que o cenário atual aumenta as exigências de formação de profissionais qualificados, capazes de lidar com os desafios econômicos e sociais constantes, e que apresentem características empreendedoras e de inovação. Nesse sentido, as diretrizes de formação superior têm colocado estes pontos como objetivos a serem alcançados nos cursos. Entretanto, apenas essa menção em documentos oficiais não é suficiente para a consecução dessas metas, sendo necessário avaliar, na prática, se isso tem ocorrido, e por quais meios. Assim, essa pesquisa tem relevância por ser uma proposta de analisar a efetividade dos objetivos formadores em um espaço específico, do curso de engenharia de materiais da UFSCar. Observou-se um avanço com relação à aquisição de capacidades empreendedoras dos estudantes, apesar da existência de desafios ainda a serem superados no âmbito da universidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia de Materiais - EMapor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil