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dc.contributor.authorSilva, Thainá Ariane da
dc.date.accessioned2022-06-10T17:31:36Z
dc.date.available2022-06-10T17:31:36Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.identifier.citationSILVA, Thainá Ariane da. A participação das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental I: o que propõem as publicações de 2015 a 2020 para melhoria das práticas educativas dialógicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16274.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16274
dc.description.abstractThis master's dissertation aims to carry out a survey of research that deals with the participation of children in the early years of Elementary School I, based on the contributions that the dialogicity defended by Paulo Freire (1987, 2011, 2013, 2013b), the argumentation by Jürgen Habermas (1987, 2019) and the dialogic inquiries of Gordon Wells (2016) can bring to the promotion of this space. Thus, we will carry out bibliographic research of scientific publications, from 2015 to 2020, in the databases (ERIC, CAPES Periodicals and Web of Science), in order to verify which contributions and propositions they list on the subject. Therefore, the communicative methodology was used for data analysis from the survey of transforming and excluding elements. After analyzing the data, we concluded that the scientific production brought 17 transforming elements (AA - Student Autonomy, RM - Mutual Respect, AH - High Skills, DD - Dialogical Discussions, A - Argumentation, EA - Students' emotions, Q - Questioning , EAA - Active student involvement, PC - Thinking right, VA - Student voice, ED - democratic spaces, ECA - student-centered education, R - Rationality, EV- True listening, CC - Knowledge construction, EDD - Democratic education as a right, FP - Teacher training) and 10 exclusionary elements (FED - Lack of democratic space, AP - Teacher authoritarianism, PCR - Curricular standard, DC - Control speech, FT - Lack of time, IS - Indiscipline in the classroom, ET – Traditional teaching, CA – Absolute knowledge, ECP – Teacher-centered education, FTD- Lack of dialogic techniques) that enable improvements to educational dialogic practices, since they show data that correspond to the concepts of dialogue and participation that we present in this dissertation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleA participação das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental I: o que propõem as publicações de 2015 a 2020 para melhoria das práticas educativas dialógicaspor
dc.title.alternativeThe participation of children in elementary school: What the publications from 2015 to 2020 propose to improve dialogic educational practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Braga, Fabiana Marini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1103496815216263por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado teve por objetivo realizar um levantamento das pesquisas que tratam da participação das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, pautando-se nas contribuições que a dialogicidade defendida por Paulo Freire (1987, 2011, 2013, 2013b), a argumentação de Jürgen Habermas (1987, 2019) e as indagações dialógicas de Gordon Wells (2016) podem trazer para a promoção deste espaço. Assim, realizamos uma pesquisa bibliográfica das publicações científicas, de 2015 a 2020, nas bases de dados (ERIC, Periódicos CAPES e Web of Science), a fim de verificar quais contribuições e proposições elas elencaram ao tema. Para tanto, a metodologia comunicativa foi utilizada para análise dos dados a partir do levantamento dos elementos transformadores e excludentes. Após a análise dos dados, concluímos que a produção científica trouxe 17 elementos transformadores (AA - Autonomia dos alunos, RM - Respeito Mútuo, AH - Altas Habilidades, DD - Discussões Dialógicas, A – Argumentação, EA - Emoções dos alunos, Q – Questionamento, EAA - Envolvimento ativo dos alunos, PC - Pensar certo, VA - Voz dos alunos, ED - espaços democráticos, ECA - educação centrada no aluno, R – Racionalidade, EV- Escuta verdadeira, CC - Construção do conhecimento, EDD – Educação democrática como direito, FP – Formação de professores) e 10 elementos excludentes (FED- Falta de espaço democrático, AP – Autoritarismo do professor, PCR – Padrão curricular, DC – Discurso de controle, FT – Falta de tempo, IS – Indisciplina na sala, ET – Ensino tradicional, CA – Conhecimento absoluto, ECP – Educação centrada no professor, FTD- Falta de técnicas dialógicas) que possibilitam melhorias para as práticas dialógicas educativas, uma vez que evidenciam dados que correspondem aos conceitos de diálogo e participação que apresentamos nesta dissertação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7417354153300407por


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