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dc.contributor.authorGarcia, Ernane São João
dc.date.accessioned2022-06-13T12:59:49Z
dc.date.available2022-06-13T12:59:49Z
dc.date.issued2022-06-07
dc.identifier.citationGARCIA, Ernane São João. Fenomenismo no Quarto Paralogismo da Crítica da Razão Pura de I. Kant: a leitura berkeleyana do idealismo transcendental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16276.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16276
dc.description.abstractThe philosophies of Kant and Berkeley aim to refute skepticism and, for this purpose, they defend the thesis according to which the objects of our knowledge are, respectively, “representations” or “ideas”. In general, this thesis is classified in the literature as “phenomenism”. Such similarity between the position of both philosophers has led many critics to see the position of Immanuel Kant in the Fourth Paralogism of the first edition of the Critique of Pure Reason (1781), a passage in which the philosopher intends to refute the “empirical idealism”, as being identical to that of the philosopher George Berkeley in the Principles (1710) and the Dialogues (1713). This reading, defended, among others, by Norman Kemp Smith, Colin M. Turbayne and James Van Cleve, conflicts with two assertions by Kant: that his transcendental idealism is “the opposite” of Berkeley's and that the Fourth Paralogism differs from the Refutation of Idealism of the second edition of the first Critique only in the way of proving. Against this Berkeleyan reading of the Fourth Paralogism, we argue that Kant's position in this passage is fundamentally different from Berkeley's. To prove our thesis, we try to determine the nature of Berkeleyan phenomenism, which was determined as an ontological phenomenism, and then to verify if Kantian phenomenism is identical to that. This was possible by the application of the distinction, presented by Kant in the Fourth Paralogism, according to which objects can be considered in two senses, the empirical and the transcendental, to the Kantian notion of “representation”, which allowed us to determine whether the Kantian concept of “representation” is or is not equivalent to the Berkeleyan concept of “idea”. As a result, we show that the Kantian conception of “representation” is radically new in the light of the philosophical tradition and that Kant's phenomenalism is an epistemic phenomenalism, being, therefore, radically different from Berkeley's ontological phenomenalism, which allows us to resolve the two problems outlined.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdealismo transcendentalpor
dc.subjectIdealismo empíricopor
dc.subjectFenomenismopor
dc.subjectRealismo transcendentalpor
dc.subjectRealismo empíricopor
dc.titleFenomenismo no Quarto Paralogismo da Crítica da Razão Pura de I. Kant: a leitura berkeleyana do idealismo transcendentalpor
dc.title.alternativePhenomenalism in the Fourth Paralogism of I. Kant's Critique of Pure Reason: the Berkeleyan reading of transcendental idealismeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Baioni, José Eduardo Marques
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613180348313909por
dc.description.resumoAs filosofias de Kant e Berkeley têm por objetivo refutar o ceticismo e, para tanto, defendem a tese segundo a qual os objetos de nosso conhecimento são, respectivamente, “representações” ou “ideias”. Esta tese, em geral, é classificada na literatura como “fenomenismo”. Tal similaridade entre a posição de ambos os filósofos tem levado muitos críticos a ver a posição de Immanuel Kant no Quarto Paralogismo da primeira edição da Crítica da razão pura (1781), passagem na qual o filósofo tem por objetivo refutar o “idealismo empírico”, como idêntica à do filósofo George Berkeley nos Principles (1710) e nos Dialogues (1713). Esta leitura, defendida, entre outros, por Norman Kemp Smith, Colin M. Turbayne e James Van Cleve, entra em conflito com duas afirmações de Kant: a de que seu idealismo transcendental é “o oposto” do de Berkeley e a de que o Quarto Paralogismo só difere da Refutação do Idealismo da segunda edição da primeira Crítica na maneira de provar. Contra essa leitura berkeleyana do Quarto Paralogismo, defendemos que a posição de Kant nesta passagem é fundamentalmente distinta da de Berkeley. Para provar nossa tese, tratamos de determinar a natureza do fenomenismo berkeleyano, que foi determinado como um fenomenismo ontológico, e então verificar se o fenomenismo kantiano é idêntico àquele. Isso foi possível por meio da aplicação da distinção, apresentada por Kant no Quarto Paralogismo, segundo a qual os objetos podem ser considerados em dois sentidos, o empírico e o transcendental, à noção kantiana de “representação”, o que nos permitiu determinar se o conceito kantiano de “representação” equivale ou não ao conceito berkeleyano de “ideia”. Como resultado, mostramos que a concepção kantiana de “representação” é radicalmente nova em face da tradição filosófica e que o fenomenismo de Kant é um fenomenismo epistêmico, sendo, portanto, radicalmente distinto do fenomenismo ontológico Berkeley, o que permite desfazer os dois problemas apontados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8150590189872500por
dc.publisher.courseFilosofia - Filpor


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