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dc.contributor.authorCosta, Cleber Roberto
dc.date.accessioned2022-06-15T13:04:24Z
dc.date.available2022-06-15T13:04:24Z
dc.date.issued2022-05-26
dc.identifier.citationCOSTA, Cleber Roberto. Dimensionamento do conjunto manga de eixo, ponta de eixo e cubo de roda de um veículo Baja. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16289.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16289
dc.description.abstractThe suspension of a Baja SAE vehicle is highly demanded in competitions, due to the terrain characteristics, and can show constant failures, if badly designed. Besides, the dynamics of the car are directly linked with its own mass. Therefore, a precise dimensioning of the components will represent, not just a raise in reliability, but also in performance. With the dissemination of finite element analysis software, the dimensioning of parts with complex geometries, such as the knuckle gets much easier. However, the usage of these software by users that do not have the proper knowledge to perform a structural finite element analysis is becoming very common. It is a recurrent problem in the SAE competitions recently, also affecting the Baja UFSCar team. This work intends to design a group of components that compose part of the front suspension system of a Baja SAE vehicle, the knuckle, the hub, and the stub axle. The basis of the project will be a load history provided by a simulation made in a Python algorithm. After a revision of all the theory regarding the phenomenons involved, the dimensioning of the parts have been made with the help of a CAE software, which led to a mass reduction between 19% and 30%, of the worked components, considering a finite life of 60 hours, which is enough for four competitions, considering tests, or the life cycle of the vehicle.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVeículo Baja SAEpor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectAnálise de elementos finitospor
dc.titleDimensionamento do conjunto manga de eixo, ponta de eixo e cubo de roda de um veículo Bajapor
dc.title.alternativeSizing of steering knuckle, stub axle and wheel hub of a Baja vehiclepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Moreno, Mariano Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1307496862518321por
dc.description.resumoO sistema de suspensão de um veículo do tipo baja é extremamente exigido em competições, devido às condições de terreno e, tende a apresentar muitas falhas se mal projetado. Além disso, o desempenho dinâmico do veículo está atrelado à sua massa e, portanto, um dimensionamento preciso de seus componentes trará benefícios, não só à confiabilidade do projeto, mas também ao seu desempenho. Com a disseminação de softwares de elementos finitos, o dimensionamento de peças de geometria complexa, como a manga de eixo, se torna mais fácil. Contudo, é comum o uso desses programas por usuários que desconhecem as teorias necessárias para a realização de uma análise estrutural pelo método dos elementos finitos e, por consequência, utilizam esses softwares de maneira errônea ou desnecessária. Isso vem sendo um problema recorrente em competições de baja nos últimos anos e, não diferente, um problema da equipe Baja UFSCar. O presente trabalho visa dimensionar um conjunto de componentes da suspensão dianteira de um baja, composto por manga de eixo, ponta de eixo e cubo de roda. Como base do projeto, foi utilizado um histórico de carga retirado de uma simulação feita em um aplicativo desenvolvido em Python. Após a abordagem de toda teoria necessária para o entendimento dos fenômenos, os componentes foram dimensionados com o auxílio de softwares CAE, obtendo-se, ao final, uma redução de massa entre 19% e 30%, para os componentes abordados, considerando uma vida finita de 60 horas, sendo suficiente para quatro competições, incluindo testes, ou um ciclo de vida do veículo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0354719121948600por
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


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