Show simple item record

dc.contributor.authorSoares, Woelington Eduardo
dc.date.accessioned2022-06-23T13:34:06Z
dc.date.available2022-06-23T13:34:06Z
dc.date.issued2021-09-14
dc.identifier.citationSOARES, Woelington Eduardo. O ensino de rítmica na banda municipal de Itirapina - SP: relato de experiência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16311.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16311
dc.description.abstractThis Experience Report aims to present the process of involvement, assessment and decision-making, in a series of four classes, which address the practice of rhythmic reading, under the reference of names such as Émile Jacques-Dalcroze, Carl Orff and Lucas Ciavatta, who used similar teaching standards in the issue of identification and rhythmic production through the body, being an inspiration for the search for activities that adhere to the methods of these authors. These authors produced works that were decisive for the development of this report, considering that I tried to bring to my classes elements taken from books and articles, as well as works produced by other people who quoted them and interpreted their methodologies. Given what was applied to the members of the Municipal Music Band of Itirapina-SP, in the second half of 2019, based on the observations of what was proposed with what was done, it is possible to understand the learning process of those involved, according to their limitations.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de rítmicapor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectBanda de músicapor
dc.subjectRhythmic teachingeng
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectMusic bandeng
dc.titleO ensino de rítmica na banda municipal de Itirapina - SP: relato de experiênciapor
dc.title.alternativeThe teaching of rhythm in the municipal band of Itirapina-SP: experience reporteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Isamara Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7634525753891601por
dc.description.resumoO presente Relato de Experiência tem como objetivo apresentar o processo de envolvimento, avaliação e tomada de decisões, em uma série de quatro aulas, nas quais abordam a prática de leitura rítmica, sob a referência de nomes como Émile Jacques-Dalcroze, Carl Orff e Lucas Ciavatta, que utilizavam padrões de ensino semelhantes na questão da identificação e produção rítmica através do corpo, sendo uma inspiração para a busca de atividades que aderissem aos métodos destes autores. Estes autores produziram obras que foram determinantes para o desenvolvimento deste relato, tendo em vista que busquei trazer às minhas aulas, elementos extraídos de livros e artigos, além de trabalhos produzidos por outras pessoas que os citaram e interpretaram suas metodologias. Diante do que foi aplicado aos integrantes da Banda de Música Municipal de Itirapina-SP, no segundo semestre de 2019, baseando-se nas observações do proposto com o realizado, é possível compreender o processo de aprendizagem dos envolvidos, conforme suas limitações.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseMúsica - MusLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil