Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPadilha, Karina Garcia
dc.date.accessioned2022-06-28T12:52:36Z
dc.date.available2022-06-28T12:52:36Z
dc.date.issued2022-04-12
dc.identifier.citationPADILHA, Karina Garcia. A disciplina de arte para o público alvo da Educação Especial: relato de professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16325.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16325
dc.description.abstractThe present research aimed to study the analysis of the perception of the work of three teachers about the discipline 'Art', with teenagers Público Target of Special Education (PAEE) of basic education. The work was based initially in the bibliographic survey present in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), on the basis of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Scientific Electronic Library Online (SciELO), using the terms “art and special education”, and “art and disability”, without restriction of year of publication, and eventually searched for words related, but unsuccessfully finding a large volume of searches within of the theme. There were only thirteen academic works, including theses and articles, otherwise. Thus, participants were selected for the research, making use of of the “Snowball Sampling” methodological technique, so that the choice of participants was performed according to each other's indications, forming a information chain. It is noteworthy that the three teachers had performances with students with disabilities aged between 12 and 18 years old. THE data collection instrument was a virtual interview, supported in a semi-structured interview script. The data from the teachers' speeches were transcribed and analyzed qualitatively, supported by the rationale of Vygotsky's cultural-historical approach. The categories of analysis focused were: Characterization of Participating Teachers; the formation of Art Teachers; the Human, Technological and Material Aids that these interviewed teachers use; and Organizational Culture. it is expected that the present study can mobilize more discussions about how it is being approached the work of the Art discipline with PAEE adolescents in basic education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectArtepor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleA disciplina de arte para o público alvo da Educação Especial: relato de professorespor
dc.title.alternativeThe subject of art for the target audience of special education: report of teacherseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9468232016416725por
dc.contributor.advisor-co1Barroso, Adriana Fernandes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205125550873933por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo de estudo a análise da percepção do trabalho de três professores acerca da disciplina ‘Arte’, com adolescentes Público Alvo da Educação Especial (PAEE) da educação básica. O trabalho pautou-se inicialmente no levantamento bibliográfico presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na base da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), usando os termos “arte and educação especial”, e “arte and deficiência”, sem restrição de ano de publicação, e eventualmente buscado palavras relacionadas, mas sem êxito de encontrar um grande volume de pesquisas dentro da temática. Foram somente treze trabalhos acadêmicos, entre teses e artigos, outrossim. Assim, foram selecionados participantes para a pesquisa, fazendo uso da técnica metodológica “Snowball Sampling”, de modo que a escolha dos participantes foi realizada de acordo com indicações um do outro, formando uma cadeia de informações. Destaca-se que os três professores tiveram atuações com alunos com deficiência com faixa etária dos 12 aos 18 anos de idade. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista realizada por via virtual, apoiada em um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados das falas dos professores foram transcritos e analisados de modo qualitativo, amparados pela fundamentação da abordagem histórico-cultural de Vigotski. As categorias de análise focalizadas foram: a Caracterização dos Professores Participantes; a Formação dos Professores de Arte; as Ajudas Humanas, Tecnológicas e Materiais que estes professores entrevistados utilizam; e a Cultura Organizacional. Espera-se que o presente estudo possa mobilizar mais discussões sobre como está sendo abordado o trabalho da disciplina Arte com adolescentes PAEE na educação básica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7071064840929805por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil