dc.contributor.author | Bastos Junior, José Carlos | |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T12:57:51Z | |
dc.date.available | 2022-07-04T12:57:51Z | |
dc.date.issued | 2012-09-25 | |
dc.identifier.citation | BASTOS JUNIOR, José Carlos. Epistemologia da Ciência da Informação: inserção da área de Administração nas grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia e/ ou Ciência da Informação do Estado de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16340. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16340 | |
dc.description.abstract | Given the changes caused by the explosion Informational, especially those caused by the
emergence of Information and Communication Technologies (ICT), there was a need to train
professionals able to work in this context. Thus, courses in librarianship in particular have
sought to update their curricula in order to supply the demands of the labor market. Based on
this need, this paper's main objective is to verify the impact caused by the insertion of subjects
in the area of Administration in courses of Librarianship and/ or Information Science in
Brazil. As subsidy for the research will be analyzed and compared the curricula of schools of
librarianship public universities of the State of São Paulo, and these UFSCar, USP Ribeirão
Preto, São Paulo USP and UNESP Marilia. Among the specific objectives, it was the changes
in the curriculum resulted in a decrease analysis offers traditional disciplines (instrumental) of
Librarianship, we classified the required courses and electives bars analyzed in four
categories, these being instrumental, humanistic, technological, management and cross-border
and, finally, were also analyzed their body teachers with the purpose of subsidizing the study.
The methodology is to document research, which will focus on the theoretical studies of
epistemology of information science and history courses in librarianship in Brazil. Regarding
the results from analysis and subsequent comparison of said curriculum, it was observed that
the subjects are present administrative content of at least 10% of subjects offered. It may also
be noted that the content of instrumental disciplines (technical) still have space in their
curricula. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Grades Curriculares | por |
dc.subject | Administração | por |
dc.subject | Ciência da Informação | por |
dc.subject | Biblioteconomia | por |
dc.subject | Curricula | eng |
dc.subject | Administration | eng |
dc.subject | Information Science | eng |
dc.subject | Librarianship | eng |
dc.title | Epistemologia da Ciência da Informação: inserção da área de Administração nas grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia e/ ou Ciência da Informação do Estado de São Paulo | por |
dc.title.alternative | Epistemology of Information Science: insertion of the Administration area in the curricula of Librarianship and/or Information Science courses in the State of São Paulo | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Rigolin, Camila Carneiro Dias | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2388584081961836 | por |
dc.description.resumo | Diante das mudanças provocadas pela Explosão Informacional, em especial aquelas
ocasionadas pelo surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), houve a
necessidade de formar profissionais aptos a atuar neste contexto. Sendo assim, os cursos de
Biblioteconomia em especial, têm buscado atualizar suas grades curriculares visando suprir as
demandas do mercado de trabalho. Com base nesta necessidade, o presente trabalho tem por
objetivo principal verificar a inserção das disciplinas da área de Administração nos cursos de
Biblioteconomia e/ ou Ciência da Informação brasileiros. Como subsidio para a pesquisa,
serão analisados e comparados entre si os currículos dos cursos de Biblioteconomia das
universidades públicas do Estado de São Paulo, sendo estas a UFSCar, USP Ribeirão Preto,
USP São Paulo e UNESP Marília. Dentre os objetivos específicos, verificou-se as mudanças
ocorridas nas grades curriculares implicaram em uma diminuição análise de ofertas de
disciplinas tradicionais (instrumentais) da Biblioteconomia, classificou-se as disciplinas
obrigatórias e optativas das grades analisadas em cinco categorias, sendo estas, instrumental,
humanística, tecnológica, administração e transfronteiriças e, por fim, também foram
analisados os respectivos corpos docentes com fins de subsidiar o estudo. A metodologia
adotada é a pesquisa documental, cujo embasamento teórico se concentrará nos estudos da
Epistemologia da Ciência da Informação e o histórico dos cursos de Biblioteconomia no
Brasil. Em relação aos resultados provenientes da análise e posterior comparação das referidas
grades curriculares, observou-se que as disciplinas de teor administrativo estão presentes em
pelo menos 10% do total de disciplinas oferecidas. Também pode ser constatado que, as
disciplinas de teor instrumental (técnico) continuam tendo espaço nas respectivas grades
curriculares. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0004984118085349 | por |
dc.publisher.course | Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI | por |