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dc.contributor.authorBastos Junior, José Carlos
dc.date.accessioned2022-07-04T12:57:51Z
dc.date.available2022-07-04T12:57:51Z
dc.date.issued2012-09-25
dc.identifier.citationBASTOS JUNIOR, José Carlos. Epistemologia da Ciência da Informação: inserção da área de Administração nas grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia e/ ou Ciência da Informação do Estado de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16340.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16340
dc.description.abstractGiven the changes caused by the explosion Informational, especially those caused by the emergence of Information and Communication Technologies (ICT), there was a need to train professionals able to work in this context. Thus, courses in librarianship in particular have sought to update their curricula in order to supply the demands of the labor market. Based on this need, this paper's main objective is to verify the impact caused by the insertion of subjects in the area of Administration in courses of Librarianship and/ or Information Science in Brazil. As subsidy for the research will be analyzed and compared the curricula of schools of librarianship public universities of the State of São Paulo, and these UFSCar, USP Ribeirão Preto, São Paulo USP and UNESP Marilia. Among the specific objectives, it was the changes in the curriculum resulted in a decrease analysis offers traditional disciplines (instrumental) of Librarianship, we classified the required courses and electives bars analyzed in four categories, these being instrumental, humanistic, technological, management and cross-border and, finally, were also analyzed their body teachers with the purpose of subsidizing the study. The methodology is to document research, which will focus on the theoretical studies of epistemology of information science and history courses in librarianship in Brazil. Regarding the results from analysis and subsequent comparison of said curriculum, it was observed that the subjects are present administrative content of at least 10% of subjects offered. It may also be noted that the content of instrumental disciplines (technical) still have space in their curricula.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGrades Curricularespor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectCiência da Informaçãopor
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectCurriculaeng
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectInformation Scienceeng
dc.subjectLibrarianshipeng
dc.titleEpistemologia da Ciência da Informação: inserção da área de Administração nas grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia e/ ou Ciência da Informação do Estado de São Paulopor
dc.title.alternativeEpistemology of Information Science: insertion of the Administration area in the curricula of Librarianship and/or Information Science courses in the State of São Pauloeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rigolin, Camila Carneiro Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2388584081961836por
dc.description.resumoDiante das mudanças provocadas pela Explosão Informacional, em especial aquelas ocasionadas pelo surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), houve a necessidade de formar profissionais aptos a atuar neste contexto. Sendo assim, os cursos de Biblioteconomia em especial, têm buscado atualizar suas grades curriculares visando suprir as demandas do mercado de trabalho. Com base nesta necessidade, o presente trabalho tem por objetivo principal verificar a inserção das disciplinas da área de Administração nos cursos de Biblioteconomia e/ ou Ciência da Informação brasileiros. Como subsidio para a pesquisa, serão analisados e comparados entre si os currículos dos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas do Estado de São Paulo, sendo estas a UFSCar, USP Ribeirão Preto, USP São Paulo e UNESP Marília. Dentre os objetivos específicos, verificou-se as mudanças ocorridas nas grades curriculares implicaram em uma diminuição análise de ofertas de disciplinas tradicionais (instrumentais) da Biblioteconomia, classificou-se as disciplinas obrigatórias e optativas das grades analisadas em cinco categorias, sendo estas, instrumental, humanística, tecnológica, administração e transfronteiriças e, por fim, também foram analisados os respectivos corpos docentes com fins de subsidiar o estudo. A metodologia adotada é a pesquisa documental, cujo embasamento teórico se concentrará nos estudos da Epistemologia da Ciência da Informação e o histórico dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Em relação aos resultados provenientes da análise e posterior comparação das referidas grades curriculares, observou-se que as disciplinas de teor administrativo estão presentes em pelo menos 10% do total de disciplinas oferecidas. Também pode ser constatado que, as disciplinas de teor instrumental (técnico) continuam tendo espaço nas respectivas grades curriculares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0004984118085349por
dc.publisher.courseBiblioteconomia e Ciência da Informação - BCIpor


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