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dc.contributor.authorOliveira, Karina Domingos de
dc.date.accessioned2022-07-06T12:50:25Z
dc.date.available2022-07-06T12:50:25Z
dc.date.issued2022-04-11
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karina Domingos de. O ensino remoto durante a pandemia nas escolas da Educação Básica de São Carlos na visão dos professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16356.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16356
dc.description.abstractThe outbreak of the Covid-19 virus reached billions of students around the world and ended up bringing traditional school classes to a halt in Brazil, as in many other places. This work proposes to understand the perception of teachers about the adoption of remote teaching during the pandemic. A qualitative research approach was used through semistructured interviews with three elementary school teachers in the city of São Carlos. The data generated from the interviews were analyzed according to the Discursive Textual Analysis of Moraes (2003), which resulted in four major categories of analysis: Technological Resources and Teacher Training, Proletarianization of Teaching Work, Teaching Autonomy and School Hierarchy and Communication and Support between Educational Agents. In this way, it was possible to identify that the adoption of remote teaching brought the perception of an increase in working hours, related to the adaptation and construction of the skills to operate new tools needed in this different environment. We also identified in the participant teachers who felt that they were not part of the remote teaching implementation decision taking, mostly because the relations of authority and hierarchy of the school environment significantly reduced the autonomy of the teachers during the pandemic, in addition to not taking into account the experiences lived by them. Finally, it was possible to conclude that collective work through the sharing of experiences among fellow teachers proved to be a factor of professional enrichment in this period. Through this research, we identified the need to investigate the relationship between teachers and students, an aspect that was not presented as the main focus of this work but which is extremely relevant for the teaching-learning process in the current times, as well as elements related to the possibilities expansion of dialogues between teachers and educational authorities, which were included in the analyzes but which must be deepened, given their complexity and importance for the development of education in Brazil.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVisão do professorpor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectTeacher's point of vieweng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.titleO ensino remoto durante a pandemia nas escolas da Educação Básica de São Carlos na visão dos professorespor
dc.title.alternativeRemote teaching during the pandemic in schools off basic education of São Carlos in the view of the teacherseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carnio, Michel Pisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0198207700485715por
dc.description.resumoCom a surgimento do vírus SARS-CoV-2, que atingiu bilhões de estudantes ao redor do mundo e provocou a paralisação das atividades de ensino presenciais no Brasil, o presente trabalho propõe-se a compreender a percepção dos professores sobre a adoção do ensino remoto durante esse período de pandemia. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas com três professoras do ensino básico da cidade de São Carlos. Os dados gerados a partir das entrevistas foram analisados conforme a Análise Textual Discursiva de Moraes (2003), que resultou em quatro grandes categorias de análise: Recursos Tecnológicos e Formação Docente, Proletarização do Trabalho Docente, Autonomia Docente, Hierarquia Escolar e Comunicação, e Suporte Entre os Agentes Educacionais. Dessa forma, foi possível identificar que a adoção do ensino remoto trouxe a percepção de aumento de jornada de trabalho das professoras, devido a adaptação e construção de habilidades necessárias para a utilização dos novos recursos tecnológicos, essenciais para a viabilização do ensino remoto. No entanto, as professoras participantes da pesquisa relataram que não houve tempo adequado para essa construção. Identificamos, também, ausência do sentimento de participação relacionado aos processos deliberativos de implementação do ensino remoto, isso porque, devido às relações de autoridade e hierarquia do ambiente escolar, nesse período a autonomia das professoras foi reduzida, além de não levar em consideração as experiências vividas por elas. E por fim, foi possível concluir que o trabalho coletivo através do compartilhamento de experiências entre colegas professores se revelou um fator de enriquecimento profissional neste período. Por meio dessa pesquisa identificamos a necessidade de investigação sobre a relação dos professores com os alunos, aspecto que não se apresentou como foco principal deste trabalho mas que é de extrema relevância para o processo de ensino-aprendizagem nos tempos atuais, assim como elementos relacionados às possibilidades de ampliação de diálogos entre os professores e as autoridades educacionais, que foram contemplados nas análises mas que devem ser aprofundados, visto sua complexidade e importância para o desenvolvimento da educação no Brasil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5463430776928206por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLpor


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