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dc.contributor.authorCamargo, Ana Flávia de Ávila
dc.date.accessioned2022-07-21T18:55:28Z
dc.date.available2022-07-21T18:55:28Z
dc.date.issued2022-07
dc.identifier.citationCAMARGO, Ana Flávia de Ávila. Comunicação de notícias difíceis: percepções dos estudantes do curso de terapia ocupacional de uma universidade federal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16409.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16409
dc.description.abstractIn the context of healthcare, communication skills are considered a fundamental aspect to ensure quality in care procedures and services. Although there are studies proposing strategies and protocols aimed at qualifying the process of communicating difficult news, evidence seen in literature indicates that there are inadequacies in the formation of this skill set in healthcare courses. This study aims to understand the process of communicating difficult news from the perspective of final year undergraduate Occupational Therapy students. This is a cross-sectional, exploratory study, with a qualitative approach, in which the participants were UFSCar’s Occupational Therapy students enrolled in the last year of the undergraduate course. Data collection was conducted by interviewing 10 undergraduates and reviewed through the use of thematic analysis. The interviewed students stated that the lack of focus on the subject of communicating difficult news left them unprepared at the time of graduation, a matter associated with the non-recognition of this content in subjects that make up the curriculum, or that the subject is offered in too punctual situations during the course. Participants indicated feeling uncomfortable and unprepared for potentially dealing with the need of communicating bad news in the future, as professionals. Although they claim lack of knowledge about any protocols for communicating bad/difficult news, they claim that as a very important strategy in such dialogues, are some aspects which are in line with the recommendations that support good communication practices. In conclusion, faults were identified in the formative process/curriculum of the healthcare industry professionals with regards to communicating difficult news, requiring greater investment in the development of such skills, as this directly relates to the quality of healthcare and assistance.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectNotícias difíceispor
dc.subjectCapacitação profissionalpor
dc.subjectOccupational therapyeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectDifficult newseng
dc.subjectProfessional trainingeng
dc.titleComunicação de notícias difíceis: percepções dos estudantes do curso de terapia ocupacional de uma universidade federalpor
dc.title.alternativeCommunication of difficult news: perceptions of occupational therapy course students at a federal universityeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Bombarda, Tatiana Barbieri
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070700589653226por
dc.description.resumoNo âmbito da saúde, a habilidade da comunicação é considerada um aspecto fundamental para garantir a qualidade nos processos de cuidados e dos serviços assistenciais. Embora haja proposições de estratégias e publicações de protocolos voltados a qualificação do processo em comunicar uma notícia difícil, pode ser notada na literatura evidências sobre fragilidades na formação desta habilidade nos cursos de saúde. Este estudo tem por objetivo investigar a formação graduada sobre comunicação de notícias difíceis, sob a ótica de alunos do último ano do curso de Terapia Ocupacional. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, de abordagem qualitativa, em que os participantes foram os alunos de terapia ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, matriculados no último ano do curso de graduação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, sendo os dados trabalhados por análise temática. Houve a participação de 10 graduandos, os quais afirmam que conteúdos sobre a comunicação de notícias difíceis se apresentam de modo fragilizado na graduação, fator associado ao não reconhecimento desse conteúdo em disciplinas que compõem a matriz curricular, ou ao reconhecimento de oferta pontual no curso. Os participantes sinalizaram desconforto no caso da necessidade de realizar a emissão de notícias difíceis e senso de despreparo para essa vivência. Embora afirmem desconhecimento sobre protocolos de comunicação de más notícias, elencam como estratégias importantes nestes diálogos alguns aspectos que estão em consonância com as recomendações que fundamentam boas práticas em comunicação. Conclui-se que as fragilidades identificadas no processo formativo referentes a comunicação de notícia difícil convergem com apontamentos de déficits presentes em estudos de outros cursos da área da saúde, sendo necessário maiores investimentos para o desenvolvimento desta habilidade, visto que essa relaciona-se diretamente com a oferta de uma assistência qualificada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9260083315299102por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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