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dc.contributor.authorPeterline, Allan Felipe
dc.date.accessioned2022-08-10T19:14:01Z
dc.date.available2022-08-10T19:14:01Z
dc.date.issued2022-04-20
dc.identifier.citationPETERLINE, Allan Felipe. Asfalto ecológico: uma análise sobre a viabilidade da sua utilização como substituto do asfalto convencional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16483.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16483
dc.description.abstractThe production of petroleum asphalt cement (PAC) has a great importance for the development of the Brazilian economy, since road transport has been privileged since the 50's. Another fundamental product for transport services is the tire. PAC and tire are associated with supply chains that generate significant environmental impacts. PAC is made up of bitumen, a compound generated from the petroleum distillation process; its production requires a large amount of energy, which is obtained from fossil fuel burning – generating polluting gases emission. Regarding tires, the stages that have the greatest environmental impacts involve the disposal at its end-of-life. In view of this scenery, emerges the ecological asphalt, a modified PAC containing 20% by mass of ground waste tires, which improves the pavement’s quality, reduces the amount of bitumen needed to manufacture the same volume of PAC and guarantees a more environmentally friendly destination to tire wastes. This work presents a life cycle assessment (LCA) of tire production with different destinations, CAP production and ecological asphalt production; all product systems were compared using the environmental model Environmental Footprint (Mid-point indicator) and indicators (climate change, freshwater ecotoxicity, carcinogenic and non-carcinogenic human toxicity, fossil fuel consumption and water consumption) were calculated to verify the best scenarios from an environmental point of view. It was found that ecological asphalt generated the lowest environmental impacts, except for the water footprint. This was mainly observed by the decreased use of bitumen, which is the main cause of the environmental impacts studied. The higher water consumption in the ecological asphalt life cycle was due to the mechanical recycling for obtaining ground rubber tires, a step that uses a large amount of energy from hydroelectric plantseng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAsfaltopor
dc.subjectAsfalto-borrachapor
dc.subjectAsfalto ecológicopor
dc.subjectPneupor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectImpactos ambientaispor
dc.subjectAsphalteng
dc.subjectRubber-modified asphalteng
dc.subjectEcological asphalteng
dc.subjectTireeng
dc.subjectRecyclingeng
dc.subjectEnvironmental impactseng
dc.titleAsfalto ecológico: uma análise sobre a viabilidade da sua utilização como substituto do asfalto convencionalpor
dc.title.alternativeEcological asphalt: an feasibility analysis of its use as a substitute for conventional asphalteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Moreira, Francys Kley Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7156680316782417por
dc.description.resumoA produção de cimento asfáltico de petróleo (CAP) é de grande importância para o desenvolvimento da economia brasileira, visto que o transporte rodoviário foi privilegiado desde a década de 50. Outro produto fundamental para os serviços de transporte é o pneu. O CAP e o pneu estão atrelados a cadeias produtivas que geram grandes impactos ao meio ambiente. O CAP é fabricado a partir do betume, um composto gerado da destilação do petróleo; sua produção exige um consumo energético muito grande, o que é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis – gerando a emissão de gases poluentes. Com relação ao pneu, as etapas de maiores impactos ambientais envolvem sua destinação ao fim de sua vida útil. Tendo em vista esse cenário, surge o asfalto ecológico, um CAP modificado com 20% em massa de pneu inservível moído, o que promove melhoras na qualidade do pavimento, reduz a quantidade de betume necessária para fabricação do mesmo volume de CAP e garante um destino mais ambientalmente saudável ao pneu inservível. O presente trabalho apresenta um estudo de avaliação do ciclo de vida (ACV) para a produção de pneu com diferentes destinos, produção de CAP e produção de asfalto ecológico; todos os sistemas de produto foram comparados utilizando o modelo ambiental Environmental Footprint (Mid-point indicator) e obteve-se indicadores (mudanças climáticas, ecotoxicidade da água doce, toxicidade humana cancerígena e não cancerígena, consumo de combustíveis fósseis e consumo de água) para verificar quais os melhores cenários do ponto de vista ambiental. Constatou-se que o asfalto ecológico gerou os menores impactos ambientais, exceto na pegada hídrica. Isso foi observado majoritariamente pela diminuição da utilização de betume, sendo ele o principal causador dos impactos ambientais estudados. Já o consumo de água mais elevado foi causado pela presença da reciclagem mecânica na obtenção da borracha moída, etapa que se utiliza de uma grande quantidade de energia de hidroelétricas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia de Materiais - EMapor


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