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dc.contributor.authorBelga, Jéssica Souza Coutinho
dc.date.accessioned2022-09-06T19:40:19Z
dc.date.available2022-09-06T19:40:19Z
dc.date.issued2020-05-25
dc.identifier.citationBELGA, Jéssica Souza Coutinho. Ações de professores pré-escolares para identificação de alunos com deficiência ou atraso no desenvolvimento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16583.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16583
dc.description.abstractChildren's education at daycare centers and pre-schools has gotten more and more visibility, babies and children have been spending more time at these units of child education, making it possible for teachers and other school staff and members to identify possible delays in the child's development. That said, this work has sought to understand how the process of identification of children's delays in their development or a suspected disability in the environment of an educational institution through the teacher. Therefore, the objectives of the research were: (a) to identify which child's characteristics, behaviors, or actions can be noticed by teachers and suppose one of them can be going through a delay in their development or a deficiency and (b) to identify which procedures are to be taken by teachers in the process of behavioral evaluation and forwarding the child to an ideal diagnosis. Five teachers from a child educational institution have participated in this research, of which have had experience with students thought to have delays in their process of growth-development or hypothetical deficiency. To collect data, a semi-structured interview script, elaborated by the researcher, has been used. The research had a qualitative character, creating categories to improve analysis and data debates. The results showed that teachers identify possible developmental delays or hypotheses of disability and report the family seeking to observe the child in other environments and contribute to the identification, referrals and interventions to be carried out with the child, the school also carries out referrals involving the pedagogical coordination, the family and health professionals. Based on the reports, it was possible to identify the need for continuing education for teachers to help them identify and intervene, in addition to the need for family support, which is essential for continuing the investigation and possible diagnosis.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.titleAções de professores pré-escolares para identificação de alunos com deficiência ou atraso no desenvolvimentopor
dc.title.alternativeActions pre-school teachers take to identify students with a deficiencyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fabiana, Cia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999108571365402por
dc.contributor.advisor-co1Borges, Laura
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828937301601338por
dc.description.resumoA educação de crianças em creches e pré-escolas tem ganhado cada vez mais visibilidade, bebês e crianças têm passado mais tempo nas unidades de educação infantil, possibilitando que professores e demais membros da escola identifiquem possíveis atrasos no desenvolvimento e realizem encaminhamentos e intervenções para potencializar o desenvolvimento destes alunos. Diante disso, este trabalho buscou entender como ocorre o processo de identificação de crianças com atraso no desenvolvimento ou suspeita de deficiência no ambiente de uma instituição de educação infantil por meio do professor. Neste sentido, os objetivos da pesquisa foram: (a) Identificar quais características, comportamentos ou atitudes das crianças são observadas pelos professores da educação infantil ao suspeitar que alguma criança possa ter atraso no desenvolvimento ou deficiência e (b) Identificar quais os procedimentos adotados pelos professores no processo de avaliação de comportamentos e encaminhamento da criança para diagnóstico. Participaram da pesquisa cinco professoras de uma instituição de educação infantil, que tiveram algum aluno com suspeita de atraso no desenvolvimento ou hipótese de deficiência. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado elaborado pela pesquisadora. A pesquisa teve um caráter qualitativo, sendo criadas categorias para melhor análise e discussão dos dados. Os resultados demonstraram que os professores identificam possíveis atrasos no desenvolvimento ou hipóteses de deficiência e relatam a família buscando que ela observe a criança em outros ambientes e contribua com a identificação, encaminhamentos e intervenções a serem realizadas com a criança, a escola também realiza encaminhamentos envolvendo a coordenação pedagógica, a família e profissionais da saúde. Diante dos relatos foi possível identificar a necessidade de uma formação continuada para os professores que auxiliem os mesmos na identificação e nas intervenções a serem realizadas por eles, além da necessidade de suporte a família, sendo esse primordial para a continuidade da investigação e possível diagnóstico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7935446543357502por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


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