Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKoshino, Felipe Haga
dc.date.accessioned2022-09-12T12:36:59Z
dc.date.available2022-09-12T12:36:59Z
dc.date.issued2022-08-08
dc.identifier.citationKOSHINO, Felipe Haga. Controle semi-ativo de suspensão automotiva utilizando o modelo “1/2-car” para veículos “off-road”. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16602.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16602
dc.description.abstractAutomotive suspensions are systems that seek to reduce vertical acceleration in vehicles and reduce vibrations caused by imperfections in the pavement, resulting in increased stability and passenger comfort, using a passive system formed by dampers and springs. The present work aimed to develop a semi-active control system for automotive suspensions subject to unstable terrain, seeking to improve passenger comfort, as well as vehicle rolling stability compared to the common passive system. The control in question is, in a simplified way, formed by an actuator between the suspended and unsprung masses of the car, electronically. In the proposed work, we chose to use a system with variation of the fluid flow contained in the damper through a valve whose opening varies according to the input received. Initially, the model of ½ vehicle systems, also called half-car, was considered and then the passive and semi-active conditions were simulated in Matlab® using a PID controller. There was a substantial reduction in the settling time of the system by approximately 40%. In addition, there was a reduction of about 3% in the amplitude of the vertical displacement and reductions of approximately 4% and 12% in the rotation amplitude of the system, respectively. Thus, it can be said that the general and specific objectives were met, enabling an improvement in the response of the suspension system as a whole, that is, the proposed semi-active system presented satisfactory results in the following items: settling time and overshoot, when compared to the common passive system.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSuspensão semiativapor
dc.subjectSemi-active controleng
dc.subjectControle PIDpor
dc.subjectPID controleng
dc.subjectCoeficiente de amortecimento variávelpor
dc.subjectVariable damping coefficienteng
dc.subjectCAN-AM UTVpor
dc.titleControle semi-ativo de suspensão automotiva utilizando o modelo “1/2-car” para veículos “off-road”por
dc.title.alternativeSemi-active control of a vehicle suspension using a half-car off-road mechanical modeleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Franco, Vitor Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590258470207467por
dc.description.resumoSuspensões automotivas são sistemas que buscam reduzir a aceleração vertical em veículos e diminuir vibrações causadas pelas imperfeições presentes no pavimento, tendo como consequência o aumento da estabilidade e conforto dos passageiros, utilizando-se de um sistema passivo formado por amortecedores e molas. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de controle semiativo para suspensões automotivas sujeitas à terrenos instáveis, buscando melhorar o conforto dos passageiros, bem como a estabilidade na rodagem do veículo em comparação ao sistema passivo comum. O controle em questão é, de maneira simplificada, formado por um atuador entre as massas suspensa e não suspensa do automóvel, de maneira eletrônica. No trabalho proposto, optou-se pelo uso de um sistema com variação do fluxo do fluido contido no amortecedor por meio de uma válvula cuja abertura varia conforme a entrada recebida. Inicialmente, foi equacionado o modelo de sistemas de ½ veículo, também chamado de half-car e, em seguida simuladas em Matlab® as condições passiva e semiativa utilizando-se de um controlador PID. Verificou-se substancial redução no tempo de acomodação do sistema em aproximadamente 40%. Além disso, obteve-se uma redução em cerca de 3% na amplitude do deslocamento vertical e reduções aproximadas de 4% e 12% na amplitude de rotação do sistema, respectivamente. Desse modo, pode-se afirmar que os objetivos gerais e específicos foram atendidos, possibilitando uma melhoria da resposta do sistema de suspensão como um todo, ou seja, o sistema semiativo proposto apresentou resultados satisfatórios nos quesitos: tempo de acomodação e sobressinal, quando comparado ao sistema passivo comum.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6490022506904263por
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil